Connect with us

Destaques

Petro volta às meias-finais da liga africana depois de 21 anos

Published

on

O Petro de Luanda qualificou-se, este sábado, às meias-finais da Liga dos Clubes Campeões de África em futebol, ao empatar a uma bola com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul,  depois de ter vencido a primeira mão em Luanda. O feito deste sábado acontece depois de 21 anos desde a última vez que o clube do Catetão atingiu esta fase, em 2001.

O resultado dessa partida, referente à segunda “mão” das eliminatórias, disputada no estádio Soccer City, em Joanesburgo, beneficia a formação angolana que venceu na primeira “mão”, por 2-1, em Luanda.

Esta qualificação do Petro foi bem suada e recheada de momentos dramáticos para os angolanos. Aos 45 minutos, o defesa central dos “tricolores” Kinito derrubou um adversário na área com o panálte a ser decidido por via do Vídeo Árbitro.

Na cobrança, Zwane rematou à trave, mantendo o resultado nulo até ao intervalo.

Numa altura em que o equilíbrio no jogo era notório, foi o Mamelodi que chegou ao golo, através de uma recarga de Bryan Onyango, com o pé direito, depois de o guarda-redes espalmar a bola para frente.

Na reacção, seis minutos depois, o Petro ainda chegou a marcar por intermédio de Kinito, mas o golo foi anulado alegadamente por este ter cometido falta ante a um oponente.

A perder por 0-1, a equipa do “eixo-viário” manteve a postura ofensiva, e, na sequência, beneficia de uma grande penalidade, convertida por Tiago Azulão, aos 65 minutos.

O lance da grande penalidade gerou dúvidas entre o trio de arbitragem, que confirmou o castigo máximo apenas oito minutos depois.

Igualadas a uma bola, a parte final foi de muita tensão com os contendores a apresentarem excesso de nervosismo.

A qualificação viria a confirmar-se perante a uma postura de muitas cautelas na defesa e no ataque dos “tricolores”, além da contenção da bola, que enervou ainda mais os anfitriões.

Trata-se da segunda vez que o emblema angolano chega às meias-finais nesta competição, depois de 2001, onde obteve o apuramento directo num sistema diferente do actual implementado pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

O possível adversário do representante angolano sairá da partida entre o Wydad de Casablanca e o Belouzidad da Argélia, que jogam a partir das 23h00.

O Petro é a terceira equipa a garantir o apuramento à fase seguinte, depois do Al Ahly, do Egipto, e o Antant Setif, da Argélia.