Connect with us

Desporto

Petro de Luanda sagra-se campeão pelo 4º ano consecutivo

Published

on

O Petro de Luanda sagrou-se campeão do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket, ao derrotar esta quarta-feira, 19, no Pavilhão Principal da Cidadela, o 1ºde Agosto por 91-78, na quarta partida dos play-offs da final, a melhor de cinco jogos.

Os pupilos de José Neto entraram na partida com único objectivo de vencer o jogo e revalidar o titulo de campeão nacional, logo no início, o extremo-poste, Abubakar Gakou, lançou um triplo, resultante de boa circulação da bola da sua equipa.

Os tricolores chegaram a ter uma vantagem de quinze pontos. Quando faltavam dois minutos para o fim do primeiro quarto, onde o Petro de Luanda veio a vencer de forma natural o primeiro período por 13-24.

Entretanto, no segundo quarto os militares reduzissem a desvantagem que traziam do primeiro quarto. 42-43 foi o resultado que as duas equipas saíram para o intervalo maior.

No terceiro período da partida, os pupilos de Lazare Adingono entraram com objectivo de contrariar avalanche de jogo dos petrolíferos, onde pela primeira vez passaram a liderar o placar.

O técnico José Neto apercebeu-se do crescimento do adversário e solicitou um desconto de tempo. Em seguida, lançou para quadra as suas melhores unidades e, fruto disso, a sua equipa voltou a triunfar por 70-52.

A diferença pontual registada ao cabo do terceiro quarto espelhava bem a superioridade dos campeões nacionais, que passeavam a sua classe, deixando sem soluções ofensivas e defensivas o 1º de Agosto.

Abubakar Gakou, com os seus triplos, e Jone Pedro, com smashes e tampões, carregaram a sua formação rumo ao triunfo, conservando a vantagem e sem deixar o 1º de Agosto aproximar-se no placar.

O extremo dos militares Milton Valente, que converteu 16 pontos, ainda tentou remar contra a maré, mas encontrava uma muralha defensiva muito bem arrumada.

O Petro de Luanda fixou o resultado final em 91-78, tendo conquistado desta forma o campeonato nacional sénior masculino de Basquetebol.

Abubakar Gakou, com 21 pontos foi considerado o MVP da Final , Childe Dundão, converteu 17 pontos , ao passo que o extremo do 1º de Agosto Milton Valente, com 16, foi mais produtivo na formação militar.

Colunistas