Desporto
Petro de Luanda encerra invicto primeira fase da Liga Africana de Basquetebol
Com duplo-duplo de Jone Pedro, o Petro de Luanda venceu neste domingo o AS Salé do Marrocos, por 97-78, em jogo do grupo B da Liga Africana de Basquetebol e terminou invicto a primeira fase da competição, que decorre em Kigali, Rwanda.
O poste, considerado o jogador mais valioso (MVP), contribuiu para o triunfo com 11 pontos e 10 ressaltos, numa partida em que a sua formação não deu hipóteses ao adversário tendo como trunfo o jogo exterior e a boa recuperação defensiva.
Hoje, os então menos produtivos, Carlos Morais, defensivamente, e Olímpio Cipriano ofensivamente, este último sobretudo nos lançamentos exteriores, conferiram aos tricolores maior capacidade competitiva, não sendo em vão que superaram o oponente por 19 pontos de diferença.
Com os contendores já qualificados para os quartos-de-final, estava em causa a liderança do grupo e o campeão nacional angolano fez por merecer, num desafio cuja fuga no marcador começou a desenhar-se a partir do terceiro período.
Quando a vantagem dos angolanos era de 5 pontos (68-63), Olímpio Cipriano converteu um lance exterior e cavou uma diferença de oito (71-63) que o AS Salé do Marrocos nunca mais conseguiu recuperar.
Mas o jogo nunca foi fácil para nenhum dos intervenientes. No fim do primeiro período a formação do eixo-viário perdia por 16-23, mas antes de terminar o segundo e consequentemente o intervalo, Cipriano tratou de igualar a partida a 43 pontos com um triplo e em seguida Carlos Morais fez o mesmo elevando o resultado em 46-43.
Daí em diante foi manter-se regular na defesa e no ataque, gerindo os acontecimentos na quadra até ao fim do jogo, com números folgados.
Resultados parciais: 1º período (16-23), 2º (32-23), 3º (20-17) e 4º (29-15).
Serão apuradas para os quartos-de-final as duas primeiras colocadas de cada um dos três grupos e mais as duas melhores terceiras classificadas.
O 1º de Agosto é o campeão em título desta prova continental, organizada pela primeira vez pela FIBA-África e NBA.
Por Angop