Sociedade
Pesquisadora angolana com distinção na Índia está de regresso
A vencedora do Prémio Internacional pela melhor pesquisa química e desenvolvimento de antibióticos, Teresa Matoso Victor, regressou ao país com as medalhas ao peito, depois da sua distinção, na Índia, pelo Internacional Science & Technology Awards.
O reconhecimento da especialista em Química é devido a um artigo publicado que explora a inovação no processo de produção dos antibióticos.
A professora doutora foi recebida, ontem, pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, em representação do Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem.
A cientista Teresa Víctor, formada no Reino Unido, na Universidade de Northumbria, em Newcastle, tal como noticiado pelo JA Online, no mês de Agosto, esteve envolvida num projecto inovador de pesquisa e de desenvolvimento.
O processo passa pela intensificação de produção de antibióticos, usando polímeros microporosos, materiais utilizados geralmente em laboratório para permitirem a troca de gases sem contaminantes, ou seja, sendo responsáveis por impedir que as bactérias afectem a circulação de gases, e criando um ambiente estéril, para que os microrganismos estejam ausentes ou não se consigam reproduzir.
Em declarações à RNA, expressou o contentamento, afirmando que: “Isto significa muito para mim, porque foram duas décadas de trabalho”, e explicou ainda que: “O artigo teve um grande impacto nos leitores, conseguimos receber muitos convites, incluso fomos convidados para publicarmos um livro, que já está à venda na Amazon”.