Ligar-se a nós

África

Permanência da junta militar no Mali pode provocar tensão política, diz especialista

Publicado

em

O especialista em relações internacionais Adalberto Malú disse que a “proposta do Conselho de Ministros do Mali que aprovou um projecto de lei a propor que o líder da junta militar, general Assimi Goita, seja nomeado Presidente durante pelo menos cinco anos, sem eleições, configura um retrocesso democrático grave no contexto da África Ocidental e pode levar a implicações geopolíticas profundas”.

De acordo com informações a medida aprovada esta quarta-feira, 11, prevê a concessão “ao chefe de Estado de um mandato renovável de cinco anos a partir de 2025”, anunciou em comunicado o Conselho de Ministros, que se reúne semanalmente e é liderado pelo presidente.

O texto deverá agora ser examinado pelo Conselho Nacional de Transição, o órgão legislativo instituído pela junta depois de ter tomado o poder.

O projecto de lei reforça o controlo do regime sobre o país.

Para o especialista Adalberto Malú esta decisão pode provocar novas sanções ou isolamento político do próprio Mali tal como aconteceu em ocasiões anteriores.

O especialista em relações internacionais afirma ainda que “a consolidação de Goita à margem de um processo eleitoral tenderá a acentuar a mudança do eixo estratégico, afastando o país das normas democráticas e do multilateralismo liberal”.

Adalberto Malú antevê o agravamento das tensões políticas e sociais e o alimento da resistência civil.

A junta liderada por Goita está no poder desde dois golpes de Estado, em 2020 e 2021, e não cumpriu o compromisso que tinha assumido de ceder o lugar a civis eleitos, até Março de 2024.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD