Sociedade
Perda de valores caracterizam Natal em 2024, diz analista
O consultor de negócios e liderança, José Tchavenda, exortou as famílias a resgatarem o espírito natalino fundamentado nos valores espirituais e morais que orientam esta celebração.
Numa comparação entre o passado e o presente, José Tchavenda afirmou que o Natal não corresponde ao que a indústria de consumo tem promovido, através dos meios de comunicação, mas sim à verdadeira reflexão sobre a união, gratidão e partilha, como se observava no passado.
O consultor de negócios fez a comparação esta terça-feira, no programa Capital Central, da Rádio Correio da Kianda.
“O natal antigamente tinha aquela referência de reencontro da família. Tínhamos a comida que era essencial e não faltava o que era necessário. Isso mudou devido o contexto da globalização. Hoje, cada um quer aparecer na melhor foto do instagram ou facebook, usando a melhor decoração,” considerou.
No mesmo espaço radiofónico, o engenheiro agrónomo Adérito Costa chamou a atenção para os excessos observados nesta época de fim de ano.
O agrónomo destacou que, durante este período, é fundamental redobrar o sentido de responsabilidade nas acções.
“É preciso controlar os ânimos. Nada de excessos! Nada de ilusões gratuitas e baratas! Procure estar na sua casa e perto de sua família”, alertou Adérito Costa.