Connect with us

Politica

Perda de Mandato da Deputada Tchizé não teve “interferências” do Presidente da República, diz João Lourenço

Published

on

O presidente da República, João Lourenço respondeu hoje , a suposta “ interferência” que tem sido alegada pela ex- deputada Tchizé dos Santos que em reiteradas vezes acusa o Presidente da República de ter se “ imiscuído” na Assembleia Nacional, a fim de se poder retirar o mandato de Deputada a filha do ex-presidente da República devido ao prolongado tempo de ausência nas reuniões plenárias e de trabalho.

Emresposta as acusações da ex-deputada, o Presidente da República disse hoje, ser tarefa exclusiva da Assembleia Nacional a destituição de qualquer deputado, pelo que demarca-se das acusações da ex-deputada, que aponta o chefe de estado, de ter influenciado a assembleia Nacional, para que fosse destituída.

“ Eu não sei se os deputados perdem os mandatos por despacho Presidencial, isso não acontece na nossa constituição, e a lei não permite, porque a Assembleia Nacional é um outro poder que se rege por regras próprias, regras estas que são aprovadas pelos próprios deputados, portanto é a medida que assembleia nacional tomou e é da sua exclusiva responsabilidade. Demarcou-se!

De recordar que a Assembleia Nacional retirou no mês de Outubro, o mandato de deputada, pela bancada do partido no poder, MPLA, a Welwitschea dos Santos, devido ao prolongado tempo de ausência nas reuniões plenárias e de trabalho, numa decisão que contou com votos a favor do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido maioritário, e da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior grupo parlamentar da oposição.

Os grupos parlamentares da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), do Partido de Renovação Social (PRS) e da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) optaram pela abstenção no processo de votação.

Colunistas