Mundo
Pelo menos 68 mortos em naufrágio no Iémen
Pelo menos 68 migrantes africanos morreram este domingo quando um barco naufragou na costa do Iémen, de acordo com a agência de migração da ONU. Outros 74 estão desaparecidos.
Esta tragédia é a mais recente de uma série de naufrágios na costa do Iémen que já custaram a vida de centenas de migrantes africanos que fugiam de conflitos e pobreza.
Dos 154 migrantes etíopes a bordo, 54 corpos foram encontrados na costa do distrito de Khanfar, e outros 14 foram encontrados mortos e levados para o necrotério do hospital em Zinjibar, capital da província de Abyan, na costa sul do Iémen.
Apenas 12 migrantes sobreviveram ao naufrágio, com o restante desaparecido e presumivelmente morto.
Em um comunicado, a directoria de segurança de Abyan descreveu uma grande operação de busca e resgate devido ao grande número de migrantes mortos e desaparecidos.
Apesar de mais de uma década de guerra civil, o Iémen é uma rota importante para os migrantes da África Oriental e do Chifre da África que tentam chegar aos países do Golfo Árabe para trabalhar.
Repare que mais de 60.000 migrantes chegaram ao Iémen em 2024, em comparação com os 97.200 em 2023, provavelmente devido ao aumento das patrulhas aquáticas, de acordo com um relatório da OIM publicado em Março.