Desporto
Pelé volta ao Brasil após internação na França
O astro do futebol mundial Pelé chegou a São Paulo nas primeiras horas desta terça-feira vindo de Paris, onde ficou hospitalizado durante seis dias devido a uma infecção urinária.
Após sua chegada, o tricampeão do mundo foi levado ao hospital Israelita Albert Einstein, para determinar se seu estado requer uma nova internação.
“No momento, está realizando exames admissionais e seu estado de saúde é bom”, indicou o Hospital em uma nota que lembra que o ex-jogador “foi hospitalizado na capital francesa depois de apresentar um quadro de infecção urinária desencadeada por cálculo em uréter”, problema que foi “tratado”.
“Mais uma vez, graças a Deus, foi tudo bem, estou aqui e viva o nosso Brasil”, declarou Pelé para um grupo de jornalistas ao sair do aeroporto de Guarulhos de cadeira de rodas, acompanhado por ajudantes.
“Quero aproveitar esta oportunidade para [agradecer] a todos os brasileiros, todos aqueles que ligaram para o hospital, desejando meu pronto restabelecimento. Muita gente dizendo que fazia prece, orando por mim”, afirmou.
O ‘Rei’ Pelé, de 78 anos, havia sido hospitalizado no dia 3 de abril depois de participar de um evento promocional em Paris com o jovem campeão mundial francês Kylian Mbappé.
Pelé foi tratado por uma infecção urinária grave, “que requisitou assistência médica e cirúrgica de emergência”, informou o ex-jogador na segunda-feira em um comunicado.
“A França não tem somente grandes jogadores, mas também ótimos médicos”, acrescentou o Rei.
O American Hospital of Paris, situado na periferia oeste da capital francesa, onde Pelé ficou internado, não deu nenhum detalhe sobre o tratamento recebido pelo astro.
A frágil saúde de Pelé, único jogador a conquistar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), tem sido uma fonte de preocupação nos últimos anos.
O mundo do futebol chegou a temer pela vida de Pelé em novembro de 2014, quando ele foi internado na unidade de tratamento intensivo após uma infecção urinária que o obrigou a passar por uma hemodiálise.
O astro tem sido visto em público em cadeiras de rodas ou precisando de um andador e, em 2016, não teve condições físicas de acender a tocha olímpica nos Jogos do Rio.
– Com Neymar –
O ex-craque da Seleção brasileira recebeu a visita de Neymar no hospital e o actual camisa 10 do Brasil e do PSG publicou uma foto em sua conta no Instagram, na segunda-feira.
Nela, Neymar aparecia sentado ao lado da cama e apertando a mão de um sorridente Pelé, deitado com roupas casuais em seu quarto do hospital.
A foto vinha acompanhada da mensagem “Hoje, o Peixe… Sim ou sim”, fazendo referência ao Santos clube onde Pelé jogou a maior parte de sua carreira e que revelou Neymar.
O Santos jogou na noite de segunda a semifinal do campeonato Paulista contra o Corinthians mas os desejos de Neymar não foram atendidos.
Apesar de vencer por 1 a 0, o Santos foi derrotado nos pênaltis por 7-6.