Economia
Pela primeira vez África e América estarão directamente ligadas através de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica
As telecomunicações estiveram no centro das atenções, no 1st Friday Club, organizado pela Câmara de Comércio EUA-Angola (USACC). O evento dirigido à comunidade empresarial realizou-se, no Hotel Trópico, e contou com a presença do Eng.º António Nunes, CEO da Angola Cables, que apresentou o tema O Impacto das Telecomunicações no ecossistema nacional e internacional.
No actual contexto, em que a informação, em forma de conteúdo, produtos e serviços digitais se vem tornando o bem mais vendável, quem possui circuitos internacionais de cabos submarinos está certamente numa posição estratégica. Tanto é que, segundo António Nunes, os investimentos que estão a ser feitos pela Angola Cables vão influenciar positivamente as operações das empresas, o transporte de produtos, a geração de receitas e uma melhoria significativa da internet a nível do seu custo e qualidade no mercado nacional.
O Sistema Monet, que liga o Brasil e os Estados Unidos, onde a Angola Cables participa através de um consórcio com empresas como a Google, já está operacional. O SACS, que liga o continente Africano e a América do Sul está na recta final, com previsão de conclusão em finais de Setembro do ano em curso. Quando este último estiver operacional, conjuntamente com o Monet, estima-se que as comunicações entre Angola e o continente Americano serão cinco vezes mais rápidas.
O convite feito à Angola Cables traduz a relevância dos seus circuitos no mapa mundial das telecomunicações, sobretudo porque pela primeira vez África e América estarão directamente ligadas através de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica (SACS e Monet), atravessando o Sul do Atlântico.
Estima-se que mais de 95% das comunicações internacionais sejam feitas através de sistemas de cabos submarinos de fibra óptica. O SACS estará operacional em finais de Setembro e, conjuntamente com o Monet, vai ligar directamente Angola e os Estados Unidos da América, gerando múltiplos benefícios para as empresas.