Connect with us

Diversos

Pedro Pessoa e Costa vai ocupar o lugar de embaixador de Portugal em Luanda

Published

on

Pedro Pessoa e Costa, actual chefe da diplomacia portuguesa no Panamá e antigo administrador da Aicep, vai ocupar o lugar de embaixador em Angola a partir do próximo ano, substituindo actual embaixador João Caetano e Silva, segundo a imprensa portuguesa.

O Governo português está a preparar a mudança dos embaixadores em Angola e Cabo Verde, no âmbito do habitual movimento diplomático, disse a imprensa portuguesa, o ministro dos Negócios Estrangeiros de portugal, sem indicar os próximos diplomatas portugueses nestes países.

Augusto Santos Silva, que falava aos jornalistas, em Lisboa, apontou que o movimento diplomático “foi reduzido ao mínimo estritamente necessário” este ano, e inclui, nomeadamente, mudanças em Angola e Cabo Verde.

“Em Angola, porque o atual embaixador termina o seu mandato e vai ser colocado em outro país igualmente importante, em Cabo Verde sucede o mesmo e em outros países também”, disse Santos Silva, sem especificar.

Confrontado com os nomes dos diplomatas Pedro Pessoa e Costa, primeiro embaixador de Portugal no Panamá, como possível próximo titular em Angola, e do cônsul-geral em Paris, António Albuquerque Moniz, para assumir a missão diplomática em Cabo Verde, Santos Silva lembrou que a nomeação dos embaixadores é uma competência do Presidente da República, mediante proposta do Governo.

“Não posso por razões de respeito institucional confirmar essa informação. O processo está em curso, estive em Angola e verifiquei com agrado que as autoridades angolanas tinham dado o ‘agrément’ que pedimos de uma forma muito célere”, disse.

 

C/ LUSA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *