Ligar-se a nós

Politica

“Pedido de desculpas da ministra das Finanças demonstra ética política”, afirma analista

Publicado

em

O politólogo Agostinho Sicato louvou a atitude da ministra das Finanças, pela coragem em pedir desculpas ao povo angolano em plena Assembleia Nacional, afirmando que tem estado a colaborar neste processo de forma assertiva.

O politólogo referiu que através deste pedido de desculpas demonstra-se ética em política da ministra e o reconhecimento pelos erros cometidos, para além de destacar que é a primeira vez que o governante assume tal posicionamento.

A ministra das Finanças pediu esta quinta-feira, 20, desculpa s aos contribuintes e aos angolanos pelos actos lesivos praticados por gestores públicos, garantindo que os culpados vão ser responsabilizados e que o governo continua “implacável” contra a corrupção.

Vera Daves assegurou respondendo às preocupações dos deputados sobre alegadas práticas ilícitas de gestores públicos, durante a discussão e votação do relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), do terceiro trimestre de 2024, na Assembleia Nacional “que o governo vai continuar a trabalhar para reforçar internamente as instituições e detectar o mais rapidamente possível estas práticas, também com a moralização dos agentes públicos” afirmando que se pretende seguir, denunciando todas as práticas irregulares como sinal de que o executivo permanece implacável contra actos de corrupção e peculato.

A governante assegurou igualmente que o governo “segue comprometido com a responsabilização administrativa, civil e criminal dos gestores e funcionários públicos envolvidos em actos ilícitos com reforço contínuo dos instrumentos e políticas de controlo interno”.

De recordar que funcionários seniores da Administração Geral Tributária (AGT), órgão tutelado pelo Ministério das Finanças, foram detidos recentemente por alegado envolvimento num esquema fraudulento de reembolsos de IVA envolvendo um desvio de 7 mil milhões de kwanzas.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. MG

    21/02/2025 em 6:07 pm

    Não queremos desculpas, mas sim a renúncia do cargo, pois quem elegeu os gatunos foi ela e duvido que não tinha conhecimento do ocorrido, é muito dinheiro para desaparecer e só se aperceberem agora, na porta da AGT era desafio de quem estaciona o melhor carro

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD