Connect with us

Lifestyle

Peça teatral aborda questões sobre infertilidade e aborto

Published

on

O grupo teatral Jovens da Mulemba apresenta, no próximo sábado, 12 de Dezembro, a peça teatral Prova dos Nove, que aborda de forma clara questões sobre a infertilidade e o aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espectáculos.

Sob a direcção e produção do encenador António Kapangu, a peça será apresentada no auditório principal da LAASP, durante um período de duas horas e meia e ainda contará com a participação de vários artistas como Jakilsa, Os Andoys, Serafina Sanches e Lukenya Bandeira. A apresentação estará a cargo de Pedro Bélgio, poeta e actor.

“Procuramos discutir de forma séria e profunda o dilema do aborto e da infertilidade. É preocupante a maneira como se tem banalizado a sexualidade, por parte dos adolescentes e jovens. Isto é resultado da inexperiência, desinformação e medo de represálias familiar e social. Por conta disso, após a gravidez, adolescentes optam pela via do aborto arriscado, expondo sua vida ao perigo de forma gratuita. Ainda assim a peça tenta compreender as causa da infertilidade e possíveis  soluções para revolucionar o problema, ao mesmo tempo que questiona sobre a pressão social que se sobrepõe ao dilema da infertilidade aos jovens e recentes casamentos”, explica o encenador, António Kapangu.

A peça conta com a participação de actores como Bartolomeu Rufino, Idaliany Isaac, Antonio Kapangu, Benvindo Ferraz e Juliana dos Santos.

O grupo teatral Jovens da Mulemba foi fundado no dia 10 de Setembro de 2011. Inicialmente preenchia a actividade Poesia na Mulemba, promovida pelo Movimento LevArte e pela Universidade Hip Hop. Depois passou a actuar em escolas, igrejas, hospitais e actividades promovidas por ONGs, até chegarem a actuar em palcos convencionais e institucionais.