Politica
Paz e segurança sobre a mesa da cimeira quadripartida que decorre em Luanda
Luanda acolhe esta terça-feira, 27, uma cimeira quadripartida a nível dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CAO), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A Cimeira Quadripartida visa reforçar a coordenação e a harmonização dos engajamentos regionais com que cada uma dessas organizações tem vindo a contribuir para a pacificação na região, evitando-se a duplicação de esforços e optimizando as iniciativas e os recursos.
Segundo ainda comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a situação de paz e segurança em alguns países do continente deverá dominar o encontro agendado para hoje.
Nesta segunda-feira, 26, uma Reunião Ministerial juntou os ministros das Relações Exteriores/Negócios Estrangeiros, Defesa, Interior e Serviços Especiais dos países membros da CAO, CEEAC, CIRGL e SADC, para “encontrar soluções eficazes e eficientes para a resolução do conflito na Região Leste da República Democrática do Congo, onde a instabilidade perdura há vários anos”.
“A presença das referidas individualidades nesta Ministerial de Luanda reflecte o significado que a paz, a segurança e a estabilidade política na Região dos Grandes Lagos tem para cada uma das organizações representadas”, disse, o ministro Téte António.