Connect with us

Mundo

Paz e desenvolvimento no mundo sobre a mesa de reunião de Biden com Xi Jinping

Published

on

A “paz e desenvolvimento” no mundo devem nortear o encontro que os líderes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, terão esta quarta-feira, 15, à margem do fórum da Cooperação Económica Ásia – Pacífico (APEC), em São Francisco, disse Beijing.

Os dois dirigentes vão reunir-se pela primeira vez em quase um ano e a previsão é que mantenham “um diálogo aprofundado sobre questões estratégicas, gerais e direccionais, relativas às relações entre China e Estados Unidos, bem como sobre questões fundamentais relativas à paz e ao desenvolvimento no mundo”, informou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Mao Ning apelou ainda que os EUA “respeitem sinceramente as preocupações razoáveis da China e os seus direitos legítimos ao desenvolvimento, em vez de se concentrarem apenas nas suas próprias preocupações, prejudicando os interesses da China”.

Por sua vez, à margem do fórum que acolhe desde sábado mais de 20 países da região e que se prolonga até sexta-feira, Biden e Xi vão discutir questões bilaterais, regionais e globais, bem como formas de “gerir a concorrência de forma responsável”, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

“Espera-se que a reunião aborde um vasto leque de divergências, incluindo sobre Taiwan, onde as próximas eleições, dentro de dois meses, podem desencadear novas tensões com Beijing, que reivindica a ilha como uma província sua e não exclui a possibilidade do uso da força para reunificar o território”, considerou um alto funcionário dos EUA, citado num comunicado a qual o Correio da Kianda teve acesso.

De recordar que a cimeira Biden – Xi ocorre após várias reuniões nos últimos meses entre altos funcionários dos dois países. Este é o primeiro encontro entre os chefes de Estado desde Novembro de 2022, em Bali.

Com informações da Embaixada de Angola na China