Connect with us

Lifestyle

Paulo Figueira estreia peça nos Estados Unidos

Published

on

O actor angolano Paulo Figueira foi seleccionado para o elenco da peça teatral “The art of facing fear” (A arte de encarar o medo), com estreia marcada para 19 deste mês, nos Estados Unidos da América.

“The art of facing fear ” é uma peça teatral em formato digital e que traz um despertar dos diferentes tipos de “medos” causados pela pandemia do novo coronavírus.

Trata-se de uma exploração sobre as diferentes possibilidades do que poderá ser o mundo e conta com um elenco de 25 actores seleccionados nos cinco continentes.

Em declarações à Angop, nesta segunda-feira, a partir da cidade de Filadélfia (Estados Unidos da América), Paulo Figueira disse “sentir-se feliz em participar neste evento cultural”.

Paulo Figueira diz estar motivado com o facto de representar Angola e contracenar com actores de várias nacionalidades.

Conforme o actor, o espectáculo é uma tentativa bem sucedida de uma realidade nova à nível das artes cénicas, onde a tecnologia do tele-teatro ou teatro virtual em que os actores estão geograficamente espalhados pelo mundo, mas reunidos numa plataforma digital.

A peça é inspirada na versão brasileira de “A arte de encarar o medo”, que explora novas linguagens para o teatro na era digital e escrita por Ivan Cabral e Rodolfo García Vázquez.

A estreia mundial de “The arte of facing fear – The World United Version poderá ser acessada gratuitamente com reservas obrigatórias a serem feitas no seguinte link: bit.ly/theatreforgood.

Paulo Figueira

Paulo Figueira é membro do grupo Henrique Artes desde 2008. Fundador, encenador e actor do grupo Atu Wa Ube Teatro em 2001, e do grupo de teatro universitário Uniartes, em 2004.

Entre os principais espectáculos em que participou, destacam-se: “Erros de Palmatória”, 2003, “A Contraproposta”, 2007, “Hotel Komarka”, 2008, “Confissões”, 2011, “Até que a Morte nos separe”, 2012, “Corvos ao embondeiro”, 2012, e “O Último Desejo, 2013.

O actor frequentou várias acções de formação na área do teatro, designadamente: “Teatro de Marionetas e Fantoches”, 2003, ”Curso de teatro, especialidade de elenco”, 2007, “Técnicas de Mimo”, 2008, “Curso de actuação para Teatro, TV e Cinema”, 2009, “Curso de actuação para Teatro, TV e Cinema” 2010, “Seminário sobre Desiniciação ao Teatro” e “O teatro de rua e suas bases”, 2011.

É também actor de cinema e televisão, desde 2003, com participações em projectos como “Sede de Viver”, “Windeck”, “Dima e a casa dos rapazes”, “Stop Sida” e “A imagem”, entre outros.

Participou em vários festivais de teatro em Angola, Brasil e Cabo Verde.

Criador do Núcleo dinamizador do Teatro Universitário de Angola, 2002. Criador e Director do Festival de Teatro Universitário de Angola (FETU) desde 2007 e coordenador do Núcleo Criador da Associação Angolana do Teatro Universitário (ATUA).

É professor de teatro para adolescentes. Actualmente encontra-se a residir no estado de Filadélfia (Estados Unidos da América).

Por Angop




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD