Connect with us

Cultura

Paulo Amaral apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “100 Kigila”

Published

on

O artista angolano Paulo Amaral vai apresentar-se no próximo dia 06 de Maio de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan, com “100 Kigila”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 27 de maio de 2022.

A exposição pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Sobre a Exposição -100 Kigila
“É uma expressão típica da gíria caluanda que significa “sem problemas”… “sem makas”… e que o artista adopta com o sentido de viver uma paz interior permanente, mas também porque o autor do “100 Kigila” gostaria de partilhar com todos, sem excepções, essa boa energia e boa onda.
É também uma forma de nos libertarmos espiritualmente das más energias, vulgo “maíngas” e de outras “malambas”, que através da música, da dança, do teatro, da pintura e de outras expressões artísticas e culturais tornam a nossa mente mais aberta, limpa e descontraída. Por tudo isto, que a vida seja 100 Kigila”.

Banda Silk  N´Roots em concerto musical
O Conceito “100 Kigila” une, para além das obras plásticas, a música, às 20h00, com a banda Silk  N´Roots, que vai levar aos amantes da boa arte as emoções do estilo musical rock.
O Artista
Paulo Amaral nasceu em Lisboa, a 15 de Outubro de  1969, por um acaso da história… Autodidata, angolano que desde há muito tempo respira e sente as cores e os traços da terra que o viu a crescer.
Frequentou o Instituto Médio de Educação de Luanda, Makarenco, trabalhou como desenhador de projectos de arquitetura, foi militar e teve uma passagem pela música numa banda de jazz. Manteve sempre uma ligação forte com os traços e, em 1988, descobriu o sentido das cores e começou sua carreira como pintor, fazendo sua primeira exposição “Cores e Tons”, em março de 2001. Desde então já participou em 38 exposições, individuais e colectivas, sendo que a mais recente foi em 2021 na segunda edição do Reciclarte.
Sobre a Galeria
A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da Galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação. A Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205. A Galeria está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 9h00 às 17h00.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *