África
Paul Kagame pede à RDC que negocie com rebeldes do M23
O presidente ruandês, Paul Kagame, pediu às autoridades congolesas que abram negociações com o grupo rebelde M23, que recentemente tomou várias cidades importantes no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Os contínuos avanços territoriais do grupo estão exacerbando uma situação já volátil em uma região que faz fronteira com Ruanda.
O M23, um dos grupos armados mais proeminentes que operam na região, está entre as mais de 120 facções de milícias que disputam o controlo no leste do Congo, uma área rica em minerais valiosos. No ano passado, os combates deslocaram mais de um milhão de pessoas, ressaltando o impacto humanitário devastador do conflito em curso.
Falando sobre a situação actual, Kagame enfatizou a necessidade de o governo da RDC assumir a responsabilidade por seus desafios internos.
“Se o governo da RDC não é encorajado a assumir sua própria responsabilidade por seu povo e seu país e todos se juntam a eles para culpar os outros por seus problemas, como você espera que o Congo resolva esses problemas que afetam a todos nós?”, disse ele.