Politica
Patrono da juventude angolana, morreu há 50 anos
Comandante José Mendes de Carvalho “Hoji-ya-Henda” teria hoje 76 anos de idade.
A 14 de Abril de 1968, aos 26 anos de idade, morreu, em combate, nas chanas do leste de Angola, durante a Luta de Libertação Nacional, o Comandante Hoji-ya-Henda (José Mendes de Carvalho), na foto, patrono da juventude angolana e combatente heróico do MPLA.
Integrado muito jovem nas fileiras do MPLA, o Comandante Hoji-ya-Henda tombou quando liderava um ataque de guerrilheiros do MPLA, contra o então quartel das tropas coloniais, em Karipande, na província do Moxico.
Naquele dia, cerca das 17 horas, o Comandante Hoji-ya-Henda entendeu que devia passar ao assalto e, levantando-se corajosamente, cortou o arame da vedação do quartel e mandou avançar os guerrilheiros.
As suas últimas palavras foram: “Avancem guerrilheiros!”. De seguida, foi atingido na cabeça, por uma bala. O seu corpo foi recuperado debaixo de fogo inimigo, transportado e sepultado nas proximidades do Rio Lundoji, perto de Karipande, localidade do actual município do Alto-Zambeze, na província do Moxico.
Dada a sua combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional institui o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional, e é comemorada, todos os anos em Angola, como o DIA DA JUVENTUDE ANGOLANA.