Sociedade
Passe GiraMais substitui pagamento em dinheiro físico nos autocarros a partir de Dezembro
A partir do mês de Dezembro deste ano, as viagens nos transportes públicos nas rotas inter-urbanas em Angola passam a ser mediante o passe GiraMais, substituindo desta forma o pagamento em mão.
A informação é da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), que em nota enviada ao Correio da Kianda, refere que partir de Dezembro, o pagamento em dinheiro físico nos autocarros será gradualmente substituído pelo passe GiraMais nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
Esta medida, de acordo com aquela empresa pública, faz parte da transformação digital da mobilidade urbana, e visa proporcionar maior eficiência e segurança para os passageiros.
A referida transição deverá ser concluída até ao final do primeiro trimestre de 2025.
A iniciativa, enquadrada no processo de transformação digital da mobilidade urbana, visa substituir o pagamento de bilhetes diários nos autocarros pelo uso regular do passe GiraMais nas seis províncias onde se encontra instalado o sistema de bilhética. Vai permitir que a partir de Dezembro deste ano, os passageiros utilizem regularmente o passe GiraMais para as suas deslocações.
Um dos objectivos, de acordo ainda com a empresa, é simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras.
” O uso exclusivo dos passes GiraMais serve todos estes propósitos, tornando as viagens mais rápidas e eficientes”, lê-se.
Na província de Luanda esta decisão vai ser implementada, numa primeira fase, a bordo dos autocarros que circulam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1o de Maio), a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão). Em Benguela, na rota Baía Farta-Benguela-Catumbela -Lobito. Na Huíla vai ser aplicada à rota Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa–Mercado do Mutundo. No Huambo será implementada na rota Huambo-Caála, mas também, para a província de Cabinda, nas rotas Chiloango–Pioneiro Zeca e Chilongo – Subastando, e, para a província de Malanje, nas rotas Mercado da Catela – Mercado da Chau ande e Mercado da Catela – Mercado de Canga ndala.
Para a efectivação do processo, a ENBI iniciou hoje a campanha promocional de adesão ao passe GiraMais, fixando a sua taxa de emissão em Kz 5 000,00 em vez dos actuais kz 5 990,00. A par deste desconto promocional, a ENBI oferece na primeira adesão 1.500,00 kz em viagens. Esta campanha vai estar activa entre os dias 10 de Setembro e 30 de Novembro deste ano para a generalidade dos passageiros.
Entretanto, “excluem-se os detentores do passe GiraMais social, designadamente, estudantes entre os 6 e os 15 anos e os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Sobre a ENBI
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) é uma empresa de domínio público tutelada pelo Ministério dos Transportes, encarregue da modernização e digitalização do sistema de transporte público colectivo urbano de passageiros, através da implementação e gestão do sistema nacional de bilhética integrada, actualmente, presente nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda, bem como, da emissão e gestão dos títulos de transporte intermodais (autocarros, comboios e barcos) integrados no sistema nacional de bilhética integrada.
Nelson José Ferreira domingos
14/09/2024 at 10:49 am
Candidato a passageiro.