Politica
Partidos reagem à apoio de USD dez milhões do Governo dos EUA
O Governo do Estados Unidos da América, em parceria com o Governo Angolano, lançou oficialmente o Programa de Apoio aos partidos Políticos para uma Democracia Resiliente e Inclusiva (Proprid) que irá contribuir para o fortalecimento do processo de governação democrática em Angola, Botswana, Eswatini, Lesoto Malawi, Namíbia e África do Sul.
Na ocasião, a Ministra conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, fez saber que o programa regional tem um financiamento por parte do Governo norte-americano, no valor de dez milhões de dólares e vai durar cinco anos, tendo sublinhado ainda que o projecto está sustentado fundamentalmente em três pilares, cujo o destaque recai para prosperidade económica, segurança e boa governação.
Por sua vez, o secretário para os assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mumbica, disse que o seu partido vai continuar a defender e apoiar as iniciativas que visam desenvolver a democracia em Angola.
Já o presidente do Partido de Renovação Social, Benito Daniel, ressalta a importância e o impacto do programa regional, e disse que há actores que procuram desrespeitar as regras internas dando a entender que há falta de democraticidade nos partidos políticos.
E, a representante do MPLA e deputada a Assembleia Nacional Ângela Bragança, vê no encontro uma oportunidade de desenvolvimento de acções para incrementar o processo democrático no país.
Escute os comentários no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda