Politica
Partido Liberal “faz duras críticas à actual realidade social de Angola após 50 anos”
O Partido Liberal fez duras críticas a actual realidade social do país, destacando que cinco décadas após a proclamação da independência nacional, persistem desafios graves no sector social, económico e judicial que afectam directamente a vida de milhares de angolanos.
O Secretário Nacional para Organização e Quadros do Partido Liberal, Laurindo Sahana, disse que o país mantém uma dívida profunda com o seu próprio povo, alertando para problemas estruturais que “não podem continuar a ser escondidos”.
O político liberalista criticou ainda o nível de desemprego juvenil que continua a alarmar em todo país, o que segundo afirmou representa uma traição aos ideais da independência.
De acordo com Laurindo Sahana, “a fome que continua a afectar milhares de angolanos, é uma realidade inaceitável para um país com tantos recursos como o nosso”.
“Aos marcamos 50 anos de independência não viemos para afazer um balanço. Viemos para dizer que o país tem dívida profunda com o seu soberano povo. No nosso país, milhares de crianças ainda estão fora do sistema de ensino, isso não é apenas uma estatística, mas sim uma ferida aberta na nossa consciência nacional”, sublinhou.
Sahana diz que o Partido Liberal continua igualmente preocupado com os excessos da actuação policial, afirmando que aquela força política augura que “não se venham a repetir os mesmos erros de governação nos próximos 50 anos”.
As declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa, realizada no fim-de-semana, numa das unidades hoteleiras de Luanda, sobre o balanço dos 50 anos da independência nacional, assinalados a 11 de Novembro deste ano.
