Politica
Partido espera um MPLA “mais próximo do povo” com eleição de Ermelindo Pereira
Conforme o Correio da Kianda havia avançado anteriormente, Ermelindo Pereira foi eleito esta terça-feira, 21, segundo secretário do MPLA na província de Luanda.
Engenheiro de profissão, o até então primeiro secretário do MPLA no município de Luanda, superou, com 133 votos, o antigo secretário de Estado para a Juventude, Fernando Francisco, que obteve 87 votos.
Já na primeira reunião extraordinária do comité provincial dos “camaradas” em Luanda, agradeceu “a confiança nele depositada e se predispôs trabalhar para o reforço da organização e coesão interna do partido, bem como contribuir para o resgate da mística do partido na capital angolana”, indicou, em declarações publicadas pela ANGOP.
Ao falar à imprensa, o primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, exortou à “reformulação da acção militante em função das necessidades do partido, tornando o MPLA mais forte e mais próximo do povo”.
A eleição de Ermelindo Pereira ocorre num momento em que a UNITA, maior partido na oposição, movimenta peças-chave na capital, com o anúncio, para breve, do cabeça-de-lista do partido na capital, cujos corredores apontam para o representante dos “maninhos” em Benguela, Abel Sapiñala, a ocupar o lugar deixado vago por Nelito Ekuikui ao ser eleito líder da JURA.
Segundo o secretário-geral e coordenador do grupo de acompanhamento do secretariado do Bureau Político do MPLA para a província de Luanda, Paulo Pombolo, a eleição do novo segundo secretário é “continuidade do processo de aprofundamento e consolidação da democracia no seio do partido”.
De recordar que nas eleições gerais de Agosto passado, o MPLA conseguiu dois dos cinco deputados à Assembleia Nacional no círculo provincial de Luanda.
Luanda: Ermelindo Pereira apontado como favorito ao cargo de 2º Secretário Provincial do MPLA