Diversos
Partido e família vão celebrar juntos aniversário de Savimbi, diz secretário-geral da UNITA
A UNITA lançou, esta quarta-feira, em Luanda, o programa das comemorações do 03 de Agosto, data natalícia do seu líder fundador, Jonas Savimbi. Se estivesse em vida, o político completaria 90 anos este ano.
Em conferência de imprensa, Álvaro Daniel, secretário-geral da UNITA, explicou as motivações que fazem o seu partido celebrar o aniversário.
“Vamos comemorar não como uma novidade, mas no âmbito do calendário institucional do nosso partido, festejamos este dia desde que a UNITA é a UNITA, em gratidão pela sua coragem, tenacidade, visão sobre Angola, que fez com que tivesse muitos seguidores”, disse.
Questionado sobre se a família seria também convidada pelo partido para a comemoração, o secretário-geral respondeu que sim. Álvaro Daniel volta a explicar que se trata apenas de uma questão de tradição e de cultura.
Em relação a polémica entre a fundação e o partido, o político diz que “as águas já foram divididas” na última reunião do Comité Permanente da UNITA realizada recentemente em Luanda.
“Não fugimos a tradição e sempre festejamos essa data com as famílias. Assim que para esta quadra, a família vai sim celebrar com o partido. Não há diferença nenhuma. Há dias reiterou-se que não há contradição nenhuma entre as famílias que compõe a Fundação e o partido e foram divididas as águas”, afirmou.