Connect with us

Politica

Paralisação das obras públicas no Huambo preocupa Executivo

Published

on

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, assegurou, nesta quinta-feira, 03, que o Governo central está preocupado com os projectos sociais da província do Huambo paralisados devido às condições económicas que o país vive.

Carolina Cerqueira referiu que o Presidente da República recomendou que se incremente a proximidade com as populações, dando prosseguimento ao diálogo interactivo e construtivo e avaliar o que está a ser feito na área social, para identificar as prioridades a curto e médio prazo, a fim de melhorar a vida dos cidadãos na província do Huambo.

“A segurança, a assistência social, sanitária, electrificação, o abastecimento de água potável, o combate à pobreza e a modernização da estrutura física do país, constituem prioridade do executivo para garantir que os cidadãos possam sentir os benefícios do programa do governo”, disse a governante.

A ministra garante que apesar das dificuldades impostas pela Covid-19, o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018/2022 continua a ser cumprido.

Por outro lado, Cerqueira disse que o “Executivo está a trabalhar para a melhoria da qualidade do ensino, com a disponibilização de verbas extraordinárias para que os municípios possam criar as condições de biossegurança de modo a facilitar o acesso e o retorno das crianças a escola.

Carolina Cerqueira, encabeçou uma Comissão Interministerial composta pelo ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, e pelos Secretários de Estado, da Cultura, Saúde, Energia e Águas, Agricultura, Comércio e indústria, Acção social, Educação, Ordenamento do Território e Obras Públicas.

A comissão esteve desde as primeiras horas de quarta-feira, 02, na província do Huambo para avaliar o nível de execução das obras do Centro Cultural do Huambo, as obras de requalificação do estádio do Mambroa, a Ombala do Bailundo, as instalações do Aterro Sanitário, a estrada secundária da zona académica, o troço do Macolocolo, dentre outras.