Ligar-se a nós

Mundo

Papa Francisco aconselhado a cuidar da Igreja e deixar Trump lidar com migrantes dos EUA

Publicado

em

O conselheiro do Presidente Donald Trump para migrações recomendou esta terça-feira, 11, o Papa a concentrar-se na igreja e deixar os Estados Unidos tratar das suas fronteiras, numa reacção a críticas de Francisco às deportações de migrantes.

Tom Homan questionou se o Papa quer atacar o Governo dos EUA por este proteger as suas fronteiras.

“Ele tem um muro à volta do Vaticano, não tem? (…) Não podemos ter um muro à volta dos Estados Unidos”, disse o principal conselheiro de Trump para as políticas de migração

“Gostaria que ele se concentrasse na Igreja Católica e nos deixasse tratar das fronteiras”, acrescentou em declarações na Casa Branca (presidência), segundo a agência francesa AFP.

Numa carta enviada aos bispos dos Estados Unidos, Francisco considerou que a deportação em massa de migrantes pela administração de Trump constitui “um atentado à dignidade” e que “vai terminar mal”.

Francisco afirma que as nações têm o direito de se defender e de manter as suas comunidades a salvo dos criminosos.

“Dito isto, o ato de deportar pessoas que, em muitos casos, deixaram a sua terra por razões de extrema pobreza, insegurança, exploração, perseguição ou grave deterioração do ambiente, prejudica a dignidade de muitos homens e mulheres, e de famílias inteiras, e coloca-os num estado de particular vulnerabilidade e indefesos”, escreveu.

A assessora de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse na semana passada que mais de 8.000 pessoas foram detidas em ações de aplicação da lei da imigração desde que Trump tomou posse em 20 de janeiro.

Algumas foram deportadas, outras estão em prisões federais, enquanto outras ainda estão detidas na Base Naval da Baía de Guantánamo, em Cuba, segundo as autoridades.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD