Mundo
PALOP: Moçambique e São Tomé vão completar 50 anos com muitos desafios
Os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) celebram, no próximo ano, os seus 50 anos de independência, com muitos desafios.
A afirmação é de Mário Gerson, especialista em relações internacionais quando comentava a independência de Moçambique que hoje se assinala.
Com excepção da Guiné Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe completarão meio século de soberania.
Contudo, muitos destes países ainda enfrentam vários desafios. É o caso de Moçambique que luta para derrotar o terrorismo em Cabo Delgado.
Um dia antes de completar os seus 49 anos de independência, o Conselho Constitucional de Moçambique aprovou apenas quatro candidaturas dos 11 que manifestaram a intenção.
O destaque recai para os candidatos da Frelimo, Renamo e MDM.
Mário Gerson chama atenção para se evitar nas eleições presidenciais o que aconteceu nas autárquicas realizadas naquele país do índico.
Escute as declarações de Mário Gerson falando sobre independência e eleições em Moçambique, no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda.
Pingback: Moçambique registou desenvolvimento em “vários sentidos”, diz Filipe Nyusi - Correio da Kianda - Notícias de Angola