Politica
Palma Nova Angola defende explicações públicas sobre subida do preço do gasóleo
O Presidente do Palma Nova Angola, partido coligado à CASA-CE, disse nesta quarta-feira, 26, à Rádio Correio da Kianda, antever que a subida do preço do gasóleo para 300 kwanzas, force a alteração de alguns produtos e serviços como o táxi, pelo que apela ao governo a olhar com preocupação para poder conferir oportunidades aos cidadãos para estarem a altura destes aumentos.
Manuel Fernandes antevê, igualmente, um aumento significativo do custo de vida das famílias, pelo facto da subida percentual ser enorme.
O político defendeu, igualmente, que o Executivo venha a público explicar os objectivos destas medidas, pelo que advogou, antes de qualquer alteração do preço dos combustíveis, a apresentação por parte das autoridades angolanas de relatórios de balanço e o que se pretende com a subida do preço.
O litro do gasóleo passou a custar 300 kwanzas a partir desta segunda-feira, 24, igualando-se assim, nesta altura, ao preço da gasolina.
O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, afecto ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, avançou em comunicado que a medida surge no âmbito do processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo.
O último ajuste no preço do gasóleo aconteceu em Abril de 2024, quando passou para 200 kwanzas.