Desporto
Palancas Negras a caminho da Líbia para partida de apuramento ao mundial 2026
A Selecção Nacional de futebol já embarcou rumo a Benghazi, na Líbia, em voo charter com duração estimada de quatro horas e meia.
A partida acontece numa altura em que a Federação de Futebol da Líbia anunciou entradas gratuitas para os adeptos no Martyrs Benina Stadium .
Segundo avança a imprensa desportiva local , o anuncio da federação de futebol daquele país do norte de África surge após gesto feito pelo renomado político líbio, Khaled Haftar, que teria adquirido todos os ingressos para o jogo em benefício do povo a fim de torcerem pela selecção neste duelo de caracter importante na corrida ao campeonato do mundo.
Lembrar que, em dezembro de 2024 a Confederação Africana de Futebol havia sancionado a Federeção de Futebol da Líbia com dois jogos oficiais em casa às portas fechadas e com multa de 50.000 dólares, após ter sido considerada culpada de violar os artigos 82 e 151 do Código Disciplinar da CAF pelo mau comportamento dos seus adeptos e dirigentes durante e depois do jogo diante da congénere do Benin, nas eliminatórias de ualificação ao CAN 2025.
Entretanto, o castigo aplicado pela Confederação Africana de Futebol ao órgão reitor do futebol líbio teriam somente efeitos nos jogos oficiais de qualificação ao CAN, facto que motivou o descontentamento do selecionador de Angola, Pedro Gonçalves, que considerou “incompreensível esta medida durante a conferência de imprensa de anúncio da convocatória”.