Ligar-se a nós

Mundo

Países africanos terão apoio financeiro de USD 33 mil milhões

Publicado

em

Na cimeira sobre Economia de África, uma iniciativa do Governo francês, que reuniu dezenas de líderes africanos, europeus e de organizações políticas e financeiras internacionais, ficou definido um primeiro apoio financeiro aos países africanos, avaliado em 33 mil milhões de dólares.

O evento analisou o relançamento do crescimento das economias dos países africanos, com base no envolvimento dos parceiros internacionais e na criação de apoio massivo.

No encontro, Angola defendeu uma mudança na estratégia de produção de vacinas para combater a Covid-19. De ressaltar que, no dia 17 de Maio, João Lourenço autorizou, através de Decreto, a construção do Centro de Bioveterinária e Produção de Vacinas, no valor de Euros 125 221 858,76.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs a transferência “imediata” de tecnologia e capacidade intelectual, a fim de potenciar os países africanos a produzirem vacinas.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que os países africanos tenham necessidades de financiamento equivalentes a 450 mil milhões de dólares, até 2025.

À margem da Cimeira, o Presidente João Lourenço manteve encontros de trabalho com homólogos de França, Emmanuel Macron, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

João Lourenço manteve também encontros com o patrono do Instituto Tony Blair Mudança Global, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, e com vários empresários franceses, tendo abordado os investimentos estrangeiros em Angola, no quadro das reformas em curso no país.

Esta foi a segunda vez que o Presidente João Lourenço se desloca a França, na qualidade de Chefe de Estado. A primeira, foi em Maio de 2018.

França foi o primeiro país da Europa a ser visitado por João Lourenço, na qualidade de Presidente da República.

O Presidente da República, João Lourenço, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, já deixou Paris (França), na manhã desta quinta-feira, 20, e encontra-se de regresso a Luanda.

Por Correio da Kianda com agências




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD