Sociedade
País registou mais de 24 mil casos de cancro em três anos
O país registou entre 2000 e 2023, um total de 24.600 novos casos de cancro diversos, com destaque para o da mama, próstata, colo uterino e leucemia.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em Luanda, pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, que discursava na abertura oficial da Campanha de Luta contra o Cancro da Mama, denominada “Outubro Rosa”.
O governante adiantou que, devido ao aumento no número de casos, o Ministério da Saúde vai aprovar um Plano Estratégico de Controlo da doença, que inclui rastreio, diagnóstico e tratamento a nível da assistência primária de saúde.
Entretanto, a secretária-geral da organização da Mulher Angolana, Joana Tomás, reafirmou o compromisso de levar mais informação sobre a doença, sobretudo nas zonas rurais.
O Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização que tem por objectivo alertar a sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e, mais recentemente, sobre o cancro do colo do útero e da próstata.