Ligar-se a nós

Sociedade

País regista mais de três mil casos de violência doméstica em 2024

Publicado

em

Foram registados em todo o país, no ano de 2024, mais de três mil casos de crimes de violência doméstica.

Os números foram divulgados hoje, pelo Secretário de Estado do Interior, Arnaldo Manuel Carlos, no acto de abertura do curso de capacitação dos efectivos no atendimento às vítimas de violência doméstica, informou a Rádio Nacional.

Lideram a lista as províncias de Luanda, Benguela e Cuanza Norte, com mais casos.

Arnaldo Carlos informou que todos os dias são notificados relatos de violência doméstica que requerem a intervenção policial e exigem uma resposta ágil, eficiente e sobretudo humana.

“A partir das estatísticas criminais referentes a 2024, foi possível compreender melhor a dimensão deste fenómeno”, referiu

Foram registados, um total de 3.149 crimes de violência doméstica, um aumento de 58 casos, em relação ao ano passado, o que corresponde a nove por cento do aumento, com uma média aproximada de nove crimes por dia.

Dos crimes registados, 1.050 são por violência física, 448 por violência psicológica, 730, por violência sexual, 65 por fuga à paternidade, 358 por violência patrimonial, 225 por não prestação de alimentos, 266 por ameaças, avançou.

De acordo com as ocorrências “foram ainda detidos 1.885 implicados no cometimento destas práticas ilícitas”, conforme a mesma fonte.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD