Economia
País regista mais de 600 propostas de investimentos em cinco anos
O país recebeu, nos últimos cinco anos, 630 propostas de investimento nos últimos cinco anos, avaliadas em quase 10 mil milhões de dólares americanos.
A revelação é do Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), Lello Francisco, quando falava na última quarta-feira em Menongue, província do Cuando Cubango, adiantando que destes projectos, 191 foram efectivamente implementados, com valores na ordem dos 1.6 mil milhões de dólares.
Estes projectos criaram 12 mil postos de trabalho directos. Entretanto, “perspectivava-se a criação de 50 mil postos de trabalhos directos, mas estão criados efectivamente”.
Segundo aquele gestor público, os Estados Unidos da América predomina a origem dos investimentos com mais de 50% dos já efectivados.
A China, Portugal e os Emirados Árabes Unidos, engrossam a lista que conta também com alguns de origem africana.
Lello Francisco disse ainda que o principal objectivo da AIPEX neste momento é a atracção de investimentos ligados à produção de bens alimentares de grande consumo no país.
“O nosso propósito é que o nosso país tenha condições de produtos da cesta básica atingir a auto suficiência alimentar. E isso não vai acontecer sem termos um aumento significativo do volume de investimentos direcionados para este sector”, disse.
O PCA da AIPEX falava aos jornalistas à margem do seminário de divulgação da Janela Única do Investimento, que decorreu esta semana na província do Cuando Cubango.