Connect with us

Economia

País deixará de emitir cheques para operações bancárias

Published

on

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que a partir de 01 de Janeiro do próximo ano, os clientes bancários deixarão de utilizar cheques, sustentando que este documento bancário está a ser descontinuado devido a pouca utilização nos últimos três anos.

A utilização dos cheques no Sistema de Pagamentos de Angola, de acordo com o BNA, tem vindo a apresentar reduções significativas, em virtude da preferência por instrumentos de pagamentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos, tais como o MCX Express, a RUPE e as transferências instantâneas.

Por esta razão, o Banco Nacional de Angola, no âmbito da superintendência e regulação do Sistema de Pagamentos de Angola, comunicou que a emissão e aceitação de cheques interbancários serão descontinuadas em 31 de Dezembro de 2024, deixam de ser emitidos assegurando que 12 meses depois, ou seja 31 de Dezembro de 2025, deixam de ser aceites.

Perspectiva-se com essa medida segundo informações a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, mitigar o nível de risco que o referido instrumento transmite ao Sistema de Pagamentos de Angola, o seu elevado custo de produção, bem como a necessidade de investimentos avultados de renovação do sistema, tanto do lado do operador do Sistema de Compensação de Cheques, como dos participantes.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD