Ligar-se a nós

Educação Financeira

Pacotes de televisão, internet – como poupar?

Publicado

em

Já tem ou já pensou ter o serviço na sua casa de televisão por satélite ou por cabo com acesso à internet num só pacote, com um só valor mensal? Milhares e milhares de angolanos e moçambicanos já aderiram pela comodidade.

Nos dois países há empresas a prestar este serviço que pode incluir até o serviço de telefonia fixo e/ou móvel.

O que precisa de saber?

Se a zona onde reside tem estes serviços e para tal nada melhor do que visitar as lojas dos prestadores de serviços ou por via do contacto de cliente (pelo telefone). Irão ser feitas algumas perguntas e depois ser-lhe-á dito, se tem ou não a devida cobertura.

Se tem a tal cobertura, precisa de comprar o pacote de adesão e instalação. Pode comprar o pacote com alguma promoção em curso ou não. E aqui começa a colocar-se o que precisa de decidir:

– O custo de instalação e o tempo da mesma. Não deve aguardar por semanas para a instalação ser feita.
– Saiba, desde já, qual é o valor de re-instalação e mudar de casa. É muito frequente a mudança de casa…
– E depois o mais importante:
– Que pacote vai adquirir: televisão e com quantos canais e quanto à internet: qual a velocidade de download (descarregar) e upload (carregamento).

Saiba o que realmente necessita. Evite ficar emocionado(a) quanto ao número de canais. Mais de 100, 200, 300 canais e em diversas línguas estrangeiras, fazem mesmo falta ? Pondere tudo isto, pois é aqui os pacotes fazem a diferença. O mesmo aplica-se quanto à velocidade da internet. Hoje, do estudo que fiz, o mínimo de 10 megas por segundo. Esta questão depende se o fornecimento é feito via cabo “normal” ou via fibra óptica”. Quanto mais velocidade de internet mais pagará por mês.

.Se quer mais televisões ligadas em sua casa e as mesmas estejam a passar canais diferentes entre si, questione o provedor do serviço quanto aos custos de investimento. Comprar mais do que um box envolve pagar vários pacotes numa só casa. Para a maioria dos consumidores tal opção é inviável.

Saiba também que já é possível ter o pagamento com Débito Directo, isto é, o fornecedor terá a sua factura paga sem qualquer intervenção do cliente, bastando para tal dar indicação ao seu banco para tal orientação.

Considere economicamente, se só ter televisão de um fornecedor e ter internet por outro fornecedor. Tal missão pode gerar poupanças, mas isto envolve sempre um estudo individualizado das suas necessidades.
Por fim e ligando com o artigo que fiz sobre Wi-fi, saldo de dados, deve ligar os seus telemóveis, tablets, televisões inteligentes à rede Wi-fi de casa e assim poupar muitos milhares de Kwanzas e Meticais. Desta forma apenas usará saldos de dados fora de casa e do escritório.

Um abraço




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD