Connect with us

Sociedade

Paciente com mpox no Uíge pode receber alta nos próximos dias

Published

on

A Directora do Gabinete Provincial da Saúde do Uíge, Kavenaweteko Adelaide Malavo, informou que o paciente diagnosticado com mpox, anteriormente conhecida como varíola do macaco, encontra-se estável e a recuperar satisfatoriamente, e já com previsão de receber alta médica nos próximos dias.

O pronunciamento foi feito esta quinta feira, 19, durante balanço dos indicadores da saúde na região. Adelaide Malavo referiu que o paciente encontra-se ainda isolado, a receber assistência médica e medicamentosa, e apresenta um quadro clínico satisfatório.

No mês de Novembro e Dezembro deste ano, foram registados dois casos suspeitos da doença no Município de Maquela do Zombo, zona que faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).

A Directora avançou também que em função deste registo, a vigilância epidemiológica nas zonas fronteiriças com a República Democrática do Congo foi reforçada, a fim de evitar a propagação da doença na região.

Salientar que, o primeiro caso de mpox foi confirmado em Novembro deste ano, em Luanda. A varíola do macaco é uma doença que pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, linfonodos inchados e exaustão.

As lesões na pele são também um sintoma comum e podem surgir em várias partes do corpo incluindo no rosto, mãos, pés e área perianal e genital.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD