Connect with us

Economia

PAC: Executivo vai dar continuidade ao Programa de Apoio ao Crédito em 2023

Published

on

Com o objectivo de intensificar e acelerar o processo de diversificação da economia em curso no país, o Executivo vai dar continuidade ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC) em 2023, financiando novos projectos de investimento.

O Relatório de Balanço e Perspectivas para 2023 do PAC foi aprovado esta terça-feira, 31, na primeira reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

O Relatório apresenta o ponto de situação da operacionalização da linha de financiamento do PAC durante o ano de 2022, bem como a proposta de continuidade deste programa para o presente exercício económico.

Inicialmente, o Executivo disponibilizou 41 mil milhões de kwanzas para financiar mil projectos, sendo 700 (70%) de âmbito empresarial e 300 (30%) inerentes a cooperativas.

Porém, a forte procura pelo crédito bancário obrigou a aprovação de um valor adicional de 20 mil milhões de kwanzas, passando a contemplar 1.487 projectos, dos quais 70 por cento para as empresas e 30 por cento para as cooperativas.