Connect with us

Cultura

Osvaldo Mboco lança livro sobre histórias das eleições em Angola

Published

on

O analista e especialistas em relações internacionais, Osvaldo Mboco, prepara o lançamento do primeiro livro, O analista e especialistas em relações internacionais, Osvaldo Mboco, prepara o lançamento do primeiro livro, “AS ELEIÇÕES EM ANGOLA, de 1992 até aos nossos dias”, que retrata o percurso histórico dos processos eleitorias no pais. o livro conta com o prefácio de Onofre dos Santos, Juiz jubilado do Tribunal Constitucional.“AS ELEIÇÕES EM ANGOLA, de 1992 até aos nossos dias”, que retrata o percurso histórico dos processos eleitorias no pais. o livro conta com o prefácio de Onofre dos Santos, Juiz jubilado do Tribunal Constitucional.

A obra resulta de um trabalho de pesquisa realizado entre 2017 e 2021, enquadrado na necessidade de estudos sobre as dinâmicas dos processos eleitorais em Angola, a configuração e participação dos partidos políticos na competição política, tendo como ponto de partida uma breve reflexão histórica da importância dos acordos de Mombaça, Alvor, New-York, Gbadolite e Bicesse, na afirmação do nacionalismo angolano.

A obra ajuda a compreender o impacto do processo de paz em Angola como ponto de viragem na normatização e estabilização do processo eleitoral, bem como analisar as eleições de 2017 como símbolo de viragem do ciclo de governação do ex- presidente José Eduardo dos Santos (finais de 1979 e 2017).

Os factores que foram determinantes para o alcance do poder e os que estiveram na base dos resultados dos diferentes partidos políticos, bem como a concepção da estratégia do “marketing” político eleitoral apresentado pelos concorrentes são também apresentados na obra cientifica.

Para a recolha dos dados o também docente universitário recorreu aos métodos descritivo e histórico, por apresentar uma abordagem de cunho histórico e descritiva dos vários acontecimentos que dominaram a realidade política angolana, cm recursos à livros, revistas e jornais, através dos quais sustentáculo a pesquisa cientifica.

Todavia, este livro está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma abordagem histórica dos vários acontecimentos que marcaram a história política angolana no final do século XX e princípio do século XXI, como a vigência do sistema de partido único em Angola (1975-1991), o princípio de uma era incerta e o reacender da guerra após as eleições de 1992 e o Protocolo de Lusaka ao Memorando de Entendimento do Luena, bem como a institucionalização do GURN.

O segundo capítulo apresenta de forma sintética os diferentes acontecimentos que dominaram as eleições legislativas de 2008 como ponto de referência na consolidação do processo eleitoral em Angola e na democratização do país, as alterações das legislações eleitorais “Princípios Inovadores”, bem como as eleições gerais de 2012 como condição de continuidade regular no processo eleitoral em Angola.

No terceiro capítulo, o último, aborda-se a natureza do conteúdo e a importância do processo eleitoral de 2017 em Angola. Portanto, faz-se uma caracterização dos partidos políticos e coligação de partidos políticos participantes nas eleições gerais de 2017; o “marketing” dos partidos Políticos; principais linhas de forças dos programas de governação; absentismo eleitoral; as deliberações da CNE (Comissão Nacional Eleitoral) sobre os resultados eleitorais provisórios, definitivos e as deliberações do Tribunal Constitucional sobre as reclamações dos distintos agentes, bem como o resultado do processo eleitoral de 2017.

Sobre o autor

Osvaldo Fernando Mboco, nasceu no Município de Cazenga, Província de Luanda aos 5 de Agosto de 1987. É formado em Relações Internacionais pela UTANGA (Universidade Técnica de Angola), onde é actualmente docente lecionando as disciplinas de Integrac?a?o Regional e Blocos Geo-económicos e Histórias das Ideias Políticas, no mesmo curso.

É ainda Mentor e Coordenador do Projecto Oficina do Conhecimento, Articulista Semanal do Jornal O País.

Desde 2016 tem colaborado como Analista de Questões Internacionais, com intervenções em diversos órgãos de comunicação nacionais e internacionais, dentre os quais, a Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola, TV Zimbo, a Voz da América, a Voz da Alemanha, Canal África, RFI e actualmente é comentarista Residente da Rádio MFM onde integra o Painel do Programa Ponto Convergente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (31)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania