Connect with us

Politica

Os 35 jovens mais influentes da política angolana

Vasco da Gama

Published

on

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Design sem nome 50 - Os 35 jovens mais influentes da política angolana

Integrada por jovens que actuam nas mais diversas áreas da vida do País, no global, a lista dos jovens mais influentes da política nacional é publicada na estreia do novo espaço do Correio da Kianda, denominado “Sobre Ele Falo Eu” de cariz biográfico analítico, sob batuta do jornalista do referido jornal, Vasco da Gama.

Refira-se que Correio da Kianda é um Órgão de Comunicação Social digital que, para este efeito, prossegue interesse público, no âmbito de informação e formação dos cidadãos.

Neste sentido, o Órgão tem estado a acompanhar, ao pormenor, o desempenho de vários actores na sociedade angolana, fundamentalmente a capacidade, inteligência, profundidade e contributo de muitos destes na projeção e, circunstancialmente, na resolução de problemas que agoniam a vida dos cidadãos.

“Para a escolha destes 35 jovens, o jornal ouviu analistas políticos, jornalistas seniores, entidades da sociedade civil, políticos e não só, tendo concluído que os “eleitos” contribuíram, cada um no seu ramo de actividade, de maneira decisiva, pelo que merecem a distinção que, como veremos, ultrapassa as fronteiras da província de Luanda e da actividade político partidária”:.

Eis, para o vosso consumo, os mais influentes de Angola:

Adão de Almeida: Mestre em Ciências Jurídicas,

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Ad o de Almeida 300x200 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolana Adão de Almeida, Nasceu aos 13/05/1979 (40 anos). É o actual Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado. É dos dirigentes do Governo angolano que, hoje, “tem o País nas mãos”, se considerarmos a importância da implementação das autarquias em 2020, pois, religiosos, leigos, políticos, autoridades tradicionais, académicos e todos os interessados neste novo modo de gerir a coisa pública procuram o jovem para sugerir, aconselhar o que pode ser bom para todos depois de 2020.

Sérgio Luther Rascova:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Design sem nome 15 300x200 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaNascido aos 16/05/1980 (39 anos), na Província do Uíge é o actual Governador de Luanda. Membro do Comité Central do MPLA, do Bureau Político e, por isso, detentor de uma opinião a ter, sempre, em conta, quer nos meandros do seu partido quer nos da gestão do próprio País. Aliás, Luanda é o centro administrativo e político do País pelo que o seu responsável máximo é, a todos os níveis, das figuras mais influentes no aparelho governativo do País.

Vera Esperança dos Santos Daves:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Vera Daves - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaUma jovem com um histórico invejavel. Já desempenhou funções importantes no aparelho do Estado, com destaque para a Comissão de Mercado de Capitais, 2014, em que foi Presidente, Administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais, Técnica de Finanças na Sonangol ESSA. É, actualmente, Ministra das Finanças, tecnicamente evoluída, solta no discurso, a mais jovem do Bureau político do MPLA. É uma figura que reúne muitos consensos por priorizar no seu trabalho mais carga técnica do que ideológico partidário. No sector das finanças nacionais, Vera é uma voz incontornável, pelo que, consegue influenciar decisões políticas e não só.

Rafael Massanga Savimbi:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Rafael Massanga Savimbi 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaCom 40 anos, Massanga é, actualmente, Secretário-geral adjunto da UNITA, partido fundado pelo seu Pai, Jonas Savimbi. Contrariamente a seu pai, Massanga é tido interna e externamente como político moderado, fruto da forma como aborda a situação sociopolítica do País. É assim que nos últimos anos se tornou numa das figuras incontornáveis nas decisões relativas ao seu partido. A sua capacidade de influência tornou-se incontornável, tendo evidenciado isso mesmo no último congresso da JURA, organização juvenil da UNITA, em que, Massanga apoiou Agostinho Kamuango e este venceu o conclave dentre concorrentes muito fortes, no seio do partido e muitos deles filhos de outros dirigentes históricos do galo negro.

Manuel Marques Jerónimo de Araújo “Picas”:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Manuel Marques Jer nimo de Ara jo 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDe 44 anos, é juiz de direito do tribunal provincial do Namibe, rigoroso com o trabalho, assertivo no discurso e nas decisões, disciplinador e de trato fácil, o que torna o jovem num dos mais influentes no sector da justiça, no Namibe. É, neste momento, presidente da comissão provincial eleitoral, CNE, no Namibe e a sua opinião, no geral, goza de muita aceitação no seio dos namibenses e não só e em todos os sectores da vida pública.

Cremildo José Félix Paca:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Cremildo Jos F lix Paca 2 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJurista de formação, Professor Universitário e formador no Instituto Nacional de Estudos Judiciarios. Já foi Secretário de Estado do MAT e actualmente é comissário da CNE pelo MPLA. Tem várias obras publicadas. Conhece muito bem as entradas e saídas do executivo, da justiça e de muitos ramos económicos. É, desta feita, uma voz autorizada em muitos processos de âmbito nacional. Humilde, discreto, focado nos fundamentos técnicos, mais técnico do que um mero ideólogo partidário, o que, na nova era, tem servido de uma almofada de ar fresco. É um jovem com tremenda capacidade e por isso muito ouvido e seguido. substituiu Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa, na Comissão Nacional Eleitoral, Lecionou a cadeira de jurisdição administrativa fiscal e aduaneira para os Juizes desembargadores e procuradores para os tribunais da relação de Benguela e Luanda.

Raúl Augusto Lima:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Ra l Augusto Lima 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaNascido em Luanda, em 1976 (43 anos), é licenciado em Economia e tem mestrado em Gestão de Investimento e Comércio Internacional. Membro do Comité Central do MPLA e foi secretário da mesa da Assembleia Geral da JMPLA, do Conselho Nacional da juventude e desempenhou num passado recente a função de Assessor económico do antigo vice-presidente da República, Fernando Dias dos Santos. Conhece bem os meandros da política nacional e isso permite versatilidade em termos de decisões políticas. É, de facto, um jovem com que o País conta, neste momento, para contribuir no seu ramo de actividade.

Divaldo Júlio Martins:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Divaldo J lio Martins - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaNascido em Luanda, em 1977 (42 anos). Possui o curso médio de jornalismo, tendo trabalhado como jornalista na Angop (Agência Angola Press), entre 1995 e 1998. Licenciado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, Portugal, Direito na Universidade Agostinho Neto, Luanda. Mestre em Comunicação – Assessoria de Imagem e Comunicação Política na Universidade Camilo José Cela, Espanha, tendo ainda frequentado o curso superior de Letras Modernas, especialidade de português, no Instituto Superior de Ciências da Educação. Divaldo é, hoje, um dos segundos Comandantes da Polícia Nacional, em Luanda, oficial comissário, dos mais jovens nesta categoria a nível do sector de defesa e segurança e das vozes mais ouvidas na corporação policial e não só. A sua presença em Luanda, cidade com mais de sete milhões de habitantes e, por conseguinte, mais polícias, a sua capacidade em influenciar decisões nesta matéria, criatividade, inovação na actuação, torna o jovem, efectivamente, um dos mais decisivos em termos de segurança pública, em Angola, no geral.

Márcia Nigiolela:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - M rcia Nigiolela 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDécana da Faculdade de Direito da renomada Universidade Católica de Angola, onde lecciona Direito do Trabalho. Mestre em Ciências Jurídico – Empresarias pela Universidade de Lisboa, Pós graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Angola. Autora do livro “O Exercício do poder disciplinar no ordenamento Jurídico angolano”. Consultora e Advogada.. É jurista de formação, advogada de profissão, simpática, simples do trato, estudiosa, humilde e comunicadora por excelência. É das jovens mulheres da sua faixa-etária, que mais se ouve quando se trata de questões jurídicas sensíveis, fruto da sua característica. A sua natureza carismática, a qualidade nas opiniões e/ou pareceres que emite faz dela numa verdadeira consultora de todos e as questões que têm que ver com a vida da UCAN e não só passam, também, por ela.

10º Nuno dos Anjos Caldas Albino “Carnaval”:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Nuno dos Anjos Caldas Albino - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDeputado a Assembleia Nacional pela bancada do MPLA, Presidente da 7ª Comissão, membro do secretariado nacional da JMPLA, comentarista da TPA e já foi coordenador para a política juvenil do Ministério da juventude e Despostos.
É um jovem que goza de aceitação no seio do executivo e do seu partido, goza de prestígio na camada juvenil e aproveita muito bem essa aceitação para fazer passar a sua mensagem. É chamado, hoje, principalemte no seio da JMPLA, como “pequeno Jú Martins” pela capacidade de mobilização, influencia nas principais decisões políticas daquela juventude partidária.

11º Adilson Sequeira:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Adilson Sequeira - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaApesar da idade é quadro sénior da Autoridade Geral Tributária, AGT. Indispensável na manobra dos impostos do País, sinal disso é o facto de estar a ter ele que conduz, um processo que ainda não foi concluído, a comissão da implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado, IVA. Sintético e metódico no trabalho, decisivo, aberto ao diálogo e humilde. Essas características fazem deste jovem numa verdadeira autoridade a ter em conta no processo de revitalização da tributação no País que, desde logo, torna-se transversal na vida política do País.

12º Benja Satula:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Benja Satula - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaLicenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, pós-graduado em Direito Penal da Empresa e em Direito dos Valores Mobiliários pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências Jurídico-penais pela Universidade Católica Portuguesa, Professor Assistente de Direito Penal e Direito Internacional Privado na Universidade Católica de Angola, autor da obra “Branqueamento de Capitais” consultor jurídico em matéria de Compliance e Branqueamento de Capitais, com participações como conferencista e/ou prelector em vários seminários e formações da especialidade.

Satula é dos causídicos da nova vaga mais influentes no mercado angolano. É, igualmente, dos poucos advogados da sua geração inconformados com as injustiças sociais, má distribuição do erário público.

É director do Centro de Investigação do Direito da Faculdade de Direito da UCAN, Leciona na mesma Universidade. Goza de prestígio na comunidade “ucaniana”, no seio dos operadores de justiça, no geral, sua opinião é de considerar quase sempre pela postura, honestidade e intelectualidade que insere nela.

13º Crispiano dos Santos:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Crispiano dos Santos - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaÉ membro do Comité Central do MPLA, Crispiniano dos Santos, foi eleito Primeiro Secretário da JMPLA no VIII Congresso Extraordinário daquela Organização juvenil. É das vozes que mais se ouvem no Kunene, quando se trata de questões públicas na província e não só, e, onde exerceu o cargo de primeiro secretário da juventude dos camaradas até a sua eleição para o cargo de primeiro secratio Nacional. Crispiano, é dos poucos jovens que mesmo estando numa localidade que se situa longe da capital angolana tem acções cujos resultados chegam.

14º Adriano Sapinhãla:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Adriano Sapinh la - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaNascido a 26 de Setembro de 1977 (42) anos. Jurista de formação, advogado, Deputado a Assembleia Nacional pela UNITA é actualmente Secretário do seu Partido, no Kuando Kubango (grafia propositada) e membro dos grandes centros de decisão da UNITA, mormente, Comité Permanente e Comissão Política dos maninhos. Foi comandante de uma companhia, na altura das FALA, Pertenceu, igualmente, a Brigada “Bem Bem” e mais tarde no Alto Estado Maior General da ex-FALA e terminou aquela fase como oficial da Inteligência militar do Galo Negro. É dos jovens mais bem próximos dos históricos do Partido e a sua influência na juventude, em geral, torna-o num dos políticos jovens que mais participam na vida pública nacional. É, neste momento, comentador do espaço “Revista Zimbo”, aos Domingos, espaço que melhor aproveita para influenciar a tomada de decisões relativas a certos assuntos do País. Comunicador nato, alegre, compreensível e amigo de, quase, todos, requisitos que permitem a sua “circulação” nos “dossier” nacionais.

15º Eduarda Rodrigues:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Eduarda Rodrigues 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaÉ Procuradora da República, está ligada, hoje, a Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal, órgão encarregue em cuidar dos processos que envolvem altas figuras nacionais. Conhecedora da sinuosidade do Ministério Público, é dos magistrados jovens que mais se ouve nos processos mediáticos e a sua opinião é de atendimento frequente. É uma peça fundamental, nos dias de hoje, na manobra da justiça angolana, pelo que a sua influência é inquestionável. Faz parte do órgão que está a cuidar dos activos do Estados recuperados.

16º Marcy Cláudio Lopes

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Marcy Cl udio Lopes 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJurista de formação, pela Universidade Agostinho Neto é, também, o Secretário para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares do Presidente da República. Marcy Lopes é docente universitário e já foi director do gabinete dos partidos políticos do Tribunal Constitucional. Lopes é um jovem possuidor de reflexões profundas no campo jurídico, tranquilo e convicto sobre as suas teses. É, neste momento, uma figura importantes nas decisões que se prendem com a vida político-partidária, no País, considerando que despacha, todos os dias, com João Lourenço sobre estas matérias e, por conseguinte, a sua opinião é de uma consideração inquestionável no seio da vida política activa.

17º José Gama

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Jos Gama - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaResponsável do portal “Club-k-Angola, o líder de “audiência” do País nesta especialidade. É uma das maiores plataformas de informação que pela sua abrangência serve de um meio de pressão e de fazer opinião. Com o portal consegue penetrar nos mais variados círculos da vida nacional e, por isso, é uma voz de colher sempre que se estiver perante uma decisão importante.

18º José Matuta Cuato:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Jos Matuta Cuato - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaLicenciado em Gestão de Empresa e Mestrendo em Economia, Matuta, é membro do Comité Nacional da JMPLA e do comité Municipal do MPLA no Talatona , analista residente do programa “Politico Activa” da Rádio Mais. Conhece bem os “cantos” da política nacional e, por isso, goza de aceitação junto dos “camaradas” fundamentalmente a nível de Luanda. Comunicador e trabalha muito nos bastidores, pelo que, tem conseguido alguma influencia junto dos corredores do poder. Em companhia com outros jovens, Matuta, fundou em 2017, o jornal online “Correio da Kianda”, tendo se tornado meses depois numa das plataformas digitais de notícias mais visitados pelos angolanos.

19º Navita Ngolo:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Navita Ngolo 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDeputada a Assembleia Nacional pela bancada da UNITA, uma das vice daquele grupo parlamentar, faz parte da quinta comissão dirigente da JURA, Membro da comissão política e do comité permanente do seu Partido. É das jovens mulheres competentes ideológica e tecnicamente que a UNITA tem e goza de muita simpatia por parte de políticos de relevo da liderança do Partido fundado por Jonas Savimbi. Uma jovem economista e de trato fácil, profunda nas reflexões que faz, quer em torno do Partido quer do País. Conhece bem os “canis de entrada e saída” da UNITA, conhece os dirigentes e dirigidos e tem sempre uma palavra na hora das grandes decisões que mexem com a vida da sociedade, no geral.

20º: Leopoldo Francisco Jeremias Muhongo:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Leopoldo Francisco Jeremias Muhongo 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaActualmente é vice-governador de Benguela para área técnica. Já ocupou cargo de Administrador do Lobito, jornalista de profissão. De trato fácil, tecnicamente apurado e é das vozes que, em Benguela, por exemplo, é consensual. Goza de aceitação de todos os grupos de Benguela, incluindo das autoridades tradicionais que têm nele a esperança de um futuro risonho. É aposta do Governador local e conta com apoio da classe empresarial benguelense. A sua simplicidade, atenção que presta nos assuntos candentes faz dele uma figura importante na manobra da vida pública de jovens e não só.

21º Teixeira Cândido:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Teixeira C ndido - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDe 42 anos é Jurista, Jornalista de profissão, na especialidade desportiva, professor universitário e Secretário-Geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas. Tem estado a prestar um trabalho notável afrente do sindicato. De trato fácil, Teixeira é dos jovens jornalistas mais influentes da classe e, por conseguinte, consegue movimentar-se em todos os sectores da vida nacional.

22º Domingos Bético:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Domingos B tico - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJovem de 28 anos, é jurista de formação, pela Universidade Católica de Angola, o mais novo membro do Comité Central saído do último congresso extraordinário dos camaradas e actual Coordenador de Disciplina e Auditoria do Comité Provincial daquele Partido, do Kuanza-Norte. Jovem de trato fácil e com forte capacidade de persuasão o que o torna num dos mais interventivos da sua classe, sendo, por isso, uma voz autorizada, hoje, na classe política juvenil cuja influência na resolução de problemas concretos é inquestionável.

23º Gabriel Veloso:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Gabriel Veloso 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJornalista de profissão, professor da delegação provincial de Luanda. É dos melhores repórteres em matérias sociais do grupo Rádio Nacional de Angola. Membro do Comité Nacional da JMPLA, quadro do Kabscorp do Palanca e, desta feita, muito próximo à Bento Kangamba.
Conhecedor das manobras do seu MPLA e do Governo, comunicador nato, sobrinho, filho irmão e primo de todos os dirigentes deste País, facto que lhe permite “navegar” nos círculos de decisão do País. É um jovem que nos bastidores muito faz para resolver problemas diversos.

24º Mihaela Ezsebet Neto Webba Kopumi weba:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Mihaela Ezsebet Neto Webba Kopumi weba - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaMestre em Direito, especialidade em Direito Constitucional. Membro do Comité Permanente e Comissão Política da UNITA, é Deputada a Assembleia Nacional pela Bancada da UNITA. Tem sido a principal assessora de Isaías Samakuva para os assuntos jurídicos, sua área de conforto. Mihaela, fruto da sua versatilidade em termos jurídicos tornou-se numa voz autorizada no seio dos maninhos e não só. As decisões políticas da UNITA e do parlamento passam, também, por ela.

25º Coque Mukuta:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Coque Mukuta - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaÉ licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade Agostinho Neto, Jornalista, actualmente, ao serviço da Voz da América, Professor de ciências exactas, do Gabinete Provincial de Luanda da Educação. Criativo, modesto, simples, moderado, disponível nas acções de solidariedade, essencialmente aos desconhecidos é dos jovens jornalistas que penetram em todos os sectores da vida nacional. Essas qualidades fazem dele um dos jornalistas mais consultados em determinados assuntos transversais. De boas relações com quase todos, criador da primeira biblioteca comunitária do Zango III, em Viana, Luanda. É um profissional que merece atenção de muitos decisores públicos pela forma aberta e dialogante como aborda, em privado ou público, assuntos do País.

26º Nelito Ekuikui:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Nelito Ekuikui - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJurista de formação, Deputado a Assembleia Nacional pela UNITA é, hoje, secretário regional de Luanda do seu Partido, dos jovens que mais se ouvem na sua organização. Ekuikui goza de simpatia de membros seniores do galo negro, quer do braço juvenil quer dos dois principais órgãos deliberativos, nomeadamente, Comissão Política e Comité Permanente. Essa sua aceitação faz com que seja ouvido até nas questões que transcendem interesses partidários.

27º Walter Ferreira:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Walter Ferreira - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaEx-membro da associação de educação cívica de Angola, percursor dos movimentos cívicos, jovem bastante conhecedor das dinamicas da sociedade civil, e actualmente Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania. Ferreira, é comentador em vários órgãos de comunicação social nacionais. Jovem de trato fácil e penetra nos meandros políticos, essencialmente, dos jovens partidários e da sociedade civil.

28º Márcio de Jesus Lopes Daniel:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - M rcio de Jesus Lopes Daniel 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaMilitante do MPLA, Márcio Daniel, é Mestre em Direito Administrativo: Contratação Pública pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Mestrado orientado para a investigação). jurista de formação pela UCAN, Secretário de Estado do Ministério do Território e Reforma do Estado, foi Secretário Geral da Associação de Estudantes da Universidade Católica de Angola, Coordenador da Comissão da Pastoral Juvenil da Paróquia da Nossa Senhora da Nazaré e Membro da Comissão da Pastoral Universitária da Universidade Católica de Angola. É um jovem que goza de aceitação no seio da juventude angolana bem como nos corredores do poder politico angolano. Peça chave no processo de autarcização em curso e, por conseguinte, indispensavel nas decisões do País.

29º Nvunda Tonet:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Nvunda Tonet 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaPsicólogo Clínico é, editor de cultura do jornal Folha 08, por sinal fundado por seu Pai, Willian Tonet. Para além disso, Nvunda presta um excelente serviço no Hospital Psiquiátrico de Luanda, unidade sanitária de referência para os enfermos do fórum neurológico. É dos psicólogos de referência da especialidade, de trato fácil, humilde, honesto, valores que permitem a sua aceitação na sociedade.

30º Tomás Bica:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Tom s Bica - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDirigente da JMPLA, actualmente é administrador do Distrito do Sambizanga. É dos jovens mais bem preparados do ponto de vista político ideológico, homem de massa, fluente na linguagem, o que consagra o jovem na aceitação dos militantes jovens do seu Partido e não só. Fruto da sua natureza, Bica é uma voz autorizada, essencialmente, nos assuntos que envolvem os jovens, faixa etária que muito bem domina considerando a sua trajetória na JMPLA, uma organização na qual bica continua ter influencia.

31º Tito Kambanje:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Tito Kambanje - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaActualmente Director-Geral do Instituto de Supervisão de Jogos, afecto ao Ministério das Finanças. É jurista de formação, Mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa, advogado e professor universitário, membro do comité nacional da JMPLA, saído do último congresso.
Dialogante, de trato fácil e muito próximo a pessoas da JMPLA e do partido, facto que lhe permite contribuir nas decisões importantes.

32º Yuri Kixina:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Yuri Kixina 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaO professor de macroeconomia da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e actualmente a lecionar no ISPTEC, e comentador residente do programa economia real da Radio Mais.

33º Mfuca Muzemba:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Mfuca Muzemba - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaJurista de formação, conhecedor dos corredores dos estudantes, por ter sido fundador do Movimento dos Estudante de Angola, MEA, ex- Deputado pela UNITA. Mesmo com a situação de militância na UNITA confusa, Muzemba é dos jovens políticos que todos os partidos gostariam de ter nas suas fileiras. Influente entre os jovens e não só o jovem conta com uma nata de amizades que lhe permite penetrar em todos os círculos. Domina a política nacional, até o centro do poder político, jornalístico, associativismo, o que facilita a participação dele nas grandes decisões mesmo que publicamente não seja visto. É dos poucos jovens que os Partidos, quase todos, disputam para o integrar nas suas forças por isso é chamado nas lides partidários de “Sócrates de Angola” ou “verdadeiro animal político”.

34º Tiago Manuel Bessa da Costa :

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Tiago Costa 1 - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaLicenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e pós graduado em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. O também filho do veterano jornalista angolano Gostavo Costa, Tiago, é criador e Produtor do GOZ’A’QUI, um evento que ocorre todas as quintas, às 20h30 no Espaço Bahia, com intuito de promover humoristas nacionais, “jokers”, simpatizantes, aspirantes e artes expressivas. Com este este projecto, Tiago Costa, foi pioneiro em trazer para a sociedade angolana o humor inteligente e politico, facto que lhe torna uma personalidade notável e útil na sociedade.

35º Alcides Zeferino “Nguame Maka”:

os 35 jovens mais influentes da política angolana - Alcides Zeferino Nguame Maka - Os 35 jovens mais influentes da política angolanaDos poucos jovens empreendedores sedeados na província do Uíge, presidente do clube desportivo Nguame Maka que movimenta as modalidades de Karaté e Judo. Sócio-gerente de empresas de segurança, construção civil e hotelaria, todas localizadas no Uíge. No campo político é secretário itinerante das massas da província, nomeado pelo primeiro secretário do MPLA, na altura em que Paulo Pombolo ocupava a pasta nas terras cafeículas. Versátil na actuação é dos jovens com que se conta na hora de decisões ligadas a juventude.

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Paixão José

    28/10/2019 at 7:36 pm

    Classificação bastante politizada, assim não se faz sociedade sã, mas sim alienados, seguidistas com fortes tendências bajulativas. Olhar na política como fonte de inspiração não é algo abanatório para as novas gerações!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação