Connect with us

Mundo

Organização Meteorológica Mundial prevê fim do Fenómeno ‘El Niño’

Published

on

A Organização Meteorológica Mundial disse que o fenómeno ‘El Niño’ de 2023/2024, que impulsionou o aumento das temperaturas globais e das condições meteorológicas extremas no mundo, está a dar sinais de acabar.

Segundo as previsões actualizadas da OMM, divulgadas em comunicado, é provável que haja um retorno ainda este ano às condições características do ‘La Niña’.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o fenómeno ‘La Niña’, ao contrário do ‘El Niño’, corresponde ao arrefecimento anómalo das águas superficiais do Oceano Pacífico, formando o que vulgarmente se designa como ‘piscina de águas frias’ neste oceano.

O fenómeno produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alternando o comportamento climático, atingindo a intensidade máxima no final de cada ano e dissipa-se, na maioria dos casos, em meados do ano seguinte.

As mais recentes previsões da OMM apontam para uma probabilidade de 50% de o ‘La Niña’ surgir entre Junho e Agosto, com a percentagem a aumentar para 60% se for de Julho a Setembro e 70% de Agosto a Novembro, períodos em que a possibilidade de ocorrer um novo ‘El Niño’ é insignificante.