Ligar-se a nós

Economia

Operadora inicia comercialização de diamantes com base no novo modelo

Publicado

em

A australiana Lucapa Diamond Company Limited, já identificou os primeiros diamantes extraídos na sua mina, no projecto diamantifero do Lulo,localizado na província da Lunada Norte, e que serão vendidos de acordo com o novo modelo de comercialização de diamantes definida pelo Governo angolano.

No final de junho, o governo angolano aprovou uma lei permitindo que produtores de diamantes vendessem sua própria produção. Com esta nova lei, executivo angolano, põe fim a exigência de passar pela SODIAM.

O Projecto Lulo, é operado no âmbito de uma associação em participação, onde a Endiama detém (32%), a Lucapa Diamond Company Limited (40% ) e a operadora Rosas & Pétalas (28%).

A concessão do Lulo, de 3,000 km², está localizada a cerca de 150 km da mina de diamantes de Catoca, operada pela Alrosa, e é a quarta maior mina de diamantes do mundo, representando aproximadamente 75 porcento da produção diamantífera anual angolana.

Governo angolano aprovou através do Decreto Presidencial de 19 de Julho, a nova Lei de Comercialização de Diamantes. O documento visa, fundamentalmente, proteger os interesses do Estado, invocando razões de soberania. A superintendência do órgão de comercialização de diamante é exercida pelo Presidente da República

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD