Connect with us

Economia

Operadora inicia comercialização de diamantes com base no novo modelo

Published

on

A australiana Lucapa Diamond Company Limited, já identificou os primeiros diamantes extraídos na sua mina, no projecto diamantifero do Lulo,localizado na província da Lunada Norte, e que serão vendidos de acordo com o novo modelo de comercialização de diamantes definida pelo Governo angolano.

No final de junho, o governo angolano aprovou uma lei permitindo que produtores de diamantes vendessem sua própria produção. Com esta nova lei, executivo angolano, põe fim a exigência de passar pela SODIAM.

O Projecto Lulo, é operado no âmbito de uma associação em participação, onde a Endiama detém (32%), a Lucapa Diamond Company Limited (40% ) e a operadora Rosas & Pétalas (28%).

A concessão do Lulo, de 3,000 km², está localizada a cerca de 150 km da mina de diamantes de Catoca, operada pela Alrosa, e é a quarta maior mina de diamantes do mundo, representando aproximadamente 75 porcento da produção diamantífera anual angolana.

Governo angolano aprovou através do Decreto Presidencial de 19 de Julho, a nova Lei de Comercialização de Diamantes. O documento visa, fundamentalmente, proteger os interesses do Estado, invocando razões de soberania. A superintendência do órgão de comercialização de diamante é exercida pelo Presidente da República

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *