Connect with us

Politica

Operação transparência encalhou em Lukapa, mais de três mil estrangeiros ilegais e garimpo continua…

Por Evandro Martins em Lukapa

Published

on

Uma fonte do Comando Municipal da Policia Nacional em Lukapa que pediu anonimato, denuncia a existência de mais de 3000 estrangeiros ilegais a coberto das autoridades locais, que recebem destes avultadas somas de dinheiros mensalmente para se manterem silenciosas sobre o fenómeno.

“Por aqui é considerado estrangeiro somente o cidadão proveniente do Congo Democrático, as restantes nacionalidades do norte de Africa não são estrangeiros e podem cá ficar ilegalmente e podem realizar ilegalmente a compra e vende do diamante, abrir cantinas e outros negócios, inclusive sem pagar impostos”. Disse.

O que podemos deduzir, Maliano, Guineense, Senegalês, Ruandes, Togolês, o Equatoriano, o Oeste Africano entre outros não são estrangeiros em Lukapa? A partir de que ponto fronteiriço que eles entram em Angola para atingirem a localidade de Lukapa? questionou a nossa fonte.

A fonte denuncia, dos mais de 3000 ilegais, somente 59 estrangeiros se encontram em situação legal com vistos e residência oficial.

São estes mais de 3000 ilegais juntamente com elementos dos Comandos, FAA, Policia de Intervenção Rápida e os da Ordem Publica que estão novamente a fomentar o garimpo, principalmente na Zona de Calonda palco ontem de tumultos entre a população e a Policia no que resultou em mortes inocentes e feridos.

A fonte que temos vindo a citar, disse que namanhã do dia 29/04/2019, deslocou-se para a localidade  de Calonda, uma Delegação das FAA encabeçada pelo Tenente General da Região Militar para o rescaldo do que aí aconteceu.

De acordo com garimpeiros, eles pagam a Policia para poder garimpar, depois de chegar no “Cascalho”, dividem o cascalho com os mesmo, mais tardem volta para dispersar os garimpeiros e ficarem com o cascalho, que na maior parte das vezes a dispersão resulta em mortes e ferimentos. Inclusive, acaba de morrer no Hospital de Lukapa o jovem que ontem foi atingido pela Policia de Calonda, conhecido com o nome de PAIZINHO de 18 anos de idade.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *