Connect with us

Politica

Onze organizações da sociedade civil convocam manifestação de apoio à “Tripartida”

Published

on

Onze organizações da sociedade civil convocaram, à nível nacional e na diáspora, uma manifestação que irá decorrer, em Luanda, neste sábado, 21, a partir das 13h, “Em Defesa do Estado Democrático de Direito em Angola”.

Em causa, de acordo com o comunicado enviado ao Correio da Kianda, estão supostos ataques contra o que estão a denominar como Frente Patriótica Unida (FPU), nome dado à união entre os líderes do projecto político PRA-JA-Servir Angola e os partidos Bloco Democrático e UNITA, que até então vinha a ser chamada de “Frente da Oposição” ou “Tripartida”.

Até o momento, assinam a liderança da referida manifestação, as organizações da sociedade civil: Movimento Hip Hop de Intervenção da 3ª Divisão, a Mizangala, a PLACA, o MEA, a Sociedade Civil Contestatária (SCC), o Movimento Mulheres Pelos Direitos Civis e Políticos, o Projeto Agir, o PIKK, o BCNK, a Lauleno, o Movimento Revolucionário Angolano (MRA), e os braços juvenis das organizações partidárias UNITA, Bloco Democrático e PRA-JA-Servir Angola.

Desde o fim da tarde de hoje verifica-se forte aparato militar nas principais vias da cidade, com muitos cidadãos a aconselharem que as pessoas permaneçam em suas residências no sábado.

A concentração da marcha está prevista para 13h. O grupo pretende seguir do Cemitério da Sant´Ana ao Largo da Independência.

De recordar que Abel Chivukuvuku, debate-se contra os constantes “chumbos” ao seu projecto político PRA-JA-Servir Angola. Adalberto Costa Júnior está em vias de ser afastado da presidência da UNITA por não ter aberto mão da nacionalidade portuguesa aquando da sua eleição para líder do “Galo Negro” e Filomeno Vieira Lopes está a ser pressionado para deixar a CASA-CE, por alegado incumprimento da legislação da coligação.

Os três prometeram, para breve, o anúncio do líder da “Tripartida”, que será apoiado por toda a frente para as eleições 2022.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania