Ligar-se a nós

África

ONU volta a exigir respeito ao cessar-fogo na RDC

Publicado

em

Foi novamente apelado esta quarta-feira, 19, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, durante a reunião de emergência sobre a situação na República Democrática do Congo (RDC), a cessação imediata das hostilidades, o respeito ao cessar-fogo e a necessidade do retorno incondicional de todas as partes à mesa das negociações através dos Processos de Luanda e Nairobi.

Os membros do Conselho de Segurança expressaram o seu apoio ao Presidente João Lourenço, mediador mandato pela União Africana para a normalização das relações entre a RDC e o Ruanda.

O Representante Permanente de Angola, Francisco José da Cruz, pediu ao Conselho de Segurança a adopção de uma resolução, instando o cessar-fogo imediato e incondicional e a cessação das hostilidades no Leste da RDC.

O diplomata angolano ressaltou o Comunicado da Cimeira Conjunta de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como da reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana a nível de Chefes de Estado e de Governo, realizadas recentemente.

Francisco José da Cruz apelou, por isso, à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança a fim de continuar a apoiar as iniciativas regionais em curso, com vista a melhorar a coordenação, harmonização e complementaridade entre os processos de Luanda e Nairóbi para promover a “solução africana para os problemas africanos”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD