Ligar-se a nós

Mundo

ONU diz que não vai participar em fundação criada pelos EUA para ajuda à Gaza

Publicado

em

A ONU anunciou hoje que não vai participar na distribuição de ajuda a Gaza pela nova fundação criada pelos Estados Unidos, alegando que não respeita os princípios da imparcialidade e da independência.

Há várias semanas que a ONU exige a reabertura da Faixa de Gaza para ajuda humanitária, mas opõe-se aos planos alternativos propostos por Israel e por esta nova fundação, argumentando em privado que muitos residentes seriam excluídos dessa ajuda.

Nenhuma ajuda humanitária entrou em território palestiniano desde 02 de Março, embora esta assistência seja vital para 2,4 milhões de habitantes na Faixa de Gaza.

Na quarta-feira, a Fundação Humanitária de Gaza (GHF) anunciou que planeia começar a distribuir ajuda no enclave palestiniano, sitiado por Israel até ao final de maio.

Contudo, o embaixador israelita na ONU, Danny Danon, que reiterou que o país não vai permitir o regresso ao anterior sistema de ajuda, alegando apenas beneficiar o movimento islamita Hamas, pediu a António Guterres para que “reveja a abordagem” a este novo plano de distribuição de ajuda.

Danon assegurou que Israel facilitará o trabalho da fundação, mas não o financiará.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD