Connect with us

Economia

ONU disponibilizou USD 38 milhões para Angola em 2020

Published

on

As Nações Unidas disponibilizaram para Angola 38 milhões de dólares para apoiar os diversos projectos do Governo, no quadro do acordo do comité de gestão do programa de cooperação entre o Governo angolano e o Sistema das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2000-2022.

A revelação é do ministro da Economia e Planeamento, quando falava à imprensa, a margem da primeira Reunião do Comité de Gestão, realizado na manhã desta segunda-feira, 07, no Ministério da Economia e Planeamento.

Sérgio dos Santos, que coordena por Angola o programa, revelou que esse valor foi disponibilizado para apoiar o Governo angolano em quatro áreas, nomeadamente da transformação económica e social, os programas de apoio à juventude e empoderamento da mulher, do meio ambiente e ainda outro virado à democracia, com apoio mais virado a programas de combate a corrupção. Apoios que o governante considerou de muito importantes.

A coordenadora do Sistema da ONU em Angola, Zahira Virani, considerou estratégica a é a primeira reunião de apresentação dos resultados da parceria assinado entre o governo angolano e os sistemas das Nações unidas em Angola.

Zahira Virani disse que neste primeiro ano o comité deparou-se com a pandemia da covid-19 que condicionou a realização exitosa das actividades previstas.

Aquela responsável disse ainda que o encontro serviu também para se discutir de uma maneira estratégica as prioridades para as acções a serem realizadas no próximo ano, dentro da parceria.

Além do ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, participaram outros nove ministros e vários secretários de Estados, por videoconferência, tendo os mesmos pedido mais tempo para a revisão do referido relatório, e permitir uma visão detalhada e melhor traçar os programas para 2021.

Colunistas