Connect with us

Mundo

ONU alerta para “cenário ainda mais infernal” prestes a acontecer em Gaza

Published

on

A coordenadora humanitária da ONU para o Território Palestiniano Ocupado alertou hoje que um cenário “ainda mais infernal” está prestes a desenrolar-se em Gaza, estando reunida a “fórmula clássica” para epidemias e um desastre de saúde pública.

Num comunicado, Lynn Hastings, que viu Israel recusar-lhe a renovação do seu visto na semana passada, admitiu não haver condições para prestar ajuda ao povo de Gaza e que as operações humanitárias poderão não ser capazes de dar resposta ao cenário que se avizinha.

De acordo com a coordenadora humanitária, os abrigos estão sem capacidade, o sistema de saúde está “de joelhos”, falta água potável e saneamento adequado em Gaza, além da má nutrição em pessoas já mental e fisicamente exaustas, estando reunida a “fórmula clássica para epidemias e um desastre de saúde pública”.

Hastings frisou que as quantidades de ajuda e combustível que receberam permissão para entrar no enclave são “totalmente insuficientes”, advogando ainda que a utilização exclusiva da passagem de Rafah – destinada a peões – para fazer entrar camiões de mercadorias “não funciona”.

Hastings defendeu também que os setores comercial e público devem ser autorizados a fazer entrar produtos em Gaza para reabastecer os mercados.