Ligar-se a nós

Mundo

ONU alerta para 4 milhões de refugiados de guerra civil no Sudão

Publicado

em

A ONU alertou, esta terça-feira, para o número de pessoas que fugiram do Sudão desde o início da guerra civil em 2023, ultrapassando os quatro milhões.

De acordo com a agência de refugiados da organização, muitos sobreviventes enfrentaram abrigo inadequado devido à escassez de financiamento.

“Agora em seu terceiro ano, 4 milhões de pessoas são um marco devastador no que é a crise de deslocamento mais prejudicial do mundo no momento”, disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados, Eujin Byun, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Se o conflito continuar no Sudão, milhares de pessoas, esperamos que milhares de pessoas continuem a fugir, colocando a estabilidade regional e global em risco”, disse ela.

Mais de 800.000 refugiados chegaram ao Chade, onde as suas condições de abrigo são terríveis devido à escassez de financiamento, com apenas 14% dos pedidos de financiamento atendidos, disse Dossou Patrice Ahouansou, do ACNUR, no mesmo briefing.

“Estamos a enfrentar uma crise sem precedentes. É uma crise de humanidade. É uma crise de… proteção baseada na violência que os refugiados estão relatando”, disse ele.

Muitos dos que fugiram relataram ter sobrevivido ao terror e à violência, acrescentou, descrevendo o encontro com uma menina de sete anos no Chade, ferida em um ataque à sua casa no campo de deslocados de Zamzam, no Sudão, que matou o seu pai e dois irmãos e teve a sua perna amputada durante a fuga. Sua mãe havia sido morta em um ataque anterior, disse ele.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: ONU alerta para 4 milhões de refugiados de guerra civil no Sudão - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD