Connect with us

África

ONG denuncia morte de dez crianças e detenção de centenas em Moçambique

Published

on

A Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que pelo menos dez crianças foram mortas pela polícia moçambicana e “centenas” foram detidas durante as manifestações pós-eleitorais em todo o país, desde 24 de Outubro.

Em comunicado, aquela organização não-governamental (ONG) internacional refere que, no caso das detenções, estas foram feitas “sem avisar as suas famílias, em violação do direito internacional dos direitos humanos” e que os protestos “e a subsequente repressão governamental levaram a graves perturbações na educação em todo o país”.

A HRW acrescenta que os protestos contra os resultados anunciados das eleições gerais de 09 de Outubro, convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não os reconhece, “começaram em grande parte de forma pacífica”, mas as “forças de segurança governamentais usaram munições reais, balas de borracha e gás lacrimogéneo para dispersar a multidão”, com os manifestantes a “responderam queimando pneus, bloqueando estradas e atirando pedras e outros objectos contra a polícia”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD