Lifestyle

Ondjaki comemora vinte anos literários com novo lançamento

Publicado

em

A KACIMBO, nova editora angolana, apresenta no domingo, 27, a mais recente obra do escritor Ondjaki, “O Livro do Deslembramento”, um romance que coincide com o momento em que o autor assinala 20 anos literários.

O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), às 15h30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Tal como em outras obras de Ondjaki, a acção de “O Livro do Deslembramento” localiza-se em Luanda no período em que, após os acordos de Bicesse, a guerra civil parou, e houve eleições em Angola pela primeira vez. Mas em pouco tempo reacende-se a guerra civil. Como diz o narrador, “aquela guerra que nunca ninguém nos apresentou ou explicou, a guerra que sempre tinha “andado lá longe” sem nos ameaçar assim nas ruas da nossa cidade, no nosso mar, nas nossas praias, nas nossas famílias”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

É essa Luanda que nos é aqui apresentada pelos olhos de uma criança. Essa Luanda em que “uma pessoa não sabe passar um dia só sem inventar uma estória”. E as histórias seguem-se, numa estudada circularidade, até à última página. Mas aqui chegados tudo muda. Aquele mundo, vivido como uma história de encantar, tem debaixo de si um vulcão prestes a explodir.

“O Livro do Deslembramento” é certamente uma das mais belas obras de autoficção da literatura em língua portuguesa. E Ondjaki, neste ano de 2020 em que passam precisamente vinte anos desde a publicação do seu primeiro livro, dá-nos agora um dos seus melhores romances.

Nova editora

A KACIMBO apresenta-se como uma editora que pretende trabalhar primeiro com autores africanos e, ainda, com (todas) as “geografias da língua portuguesa”.

“Daremos prioridade aos autores angolanos, à colaboração com editoras a autores africanos, aos países que mais dialogam connosco culturalmente, mas em busca de novas pontes com a vizinhança do nosso país”, diz o comunicado.

Assinalando a abertura da editora, a KACIMBO tem realizado várias acções durante o mês de Dezembro, desde apresentações de livros, teatro infantil, leitura de histórias para crianças e oferta de livros a vários projectos literários.

No último fim-de-semana o escritor Ondjaki esteve na biblioteca “10Padronizada” onde fez o primeiro lançamento da obra “O livro do deslembramento”, na presença da organização da biblioteca comunitária e o público que se deslocou para desfrutar do preço especial que a KACIMBO praticou na “10Padronizada”.

No domingo, dia 20, o Mosaiko e a editora KACIMBO realizaram, no Cazenga, uma Roda de Leitura com crianças, à volta da obra “O Carnaval da Kissonde”. A roda foi facilitada pelo escritor Ondjaki e a assessora da direcção do Mosaiko, Daniela Vieitas. No final do encontro, cada criança recebeu (gratuitamente) um exemplar do livro. A actividade contou com a colaboração da escola “Luz Casanova” e do INOVAR (patrocinador do projecto Kacimbo nas Escolas).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version